Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

“Centenáros do Brasil” chega a Pernambuco

Nossa série “Centenários do Brasil” desembarca hoje em Brejão, Pernambuco, onde vive Maria de Lourdes da Silva, a vovó Kika, nascida em 10/09/1922

Por Natalia Dornellas
19 set 2022, 12h03

Avó de muitos, Vovó Kika nunca chegou a se casar, como conta Daniela Lopes, sua neta de coração. “Ela disse que teve algumas paqueras, mas nunca beijou na boca, pois isso não era coisa que as moças do seu tempo faziam.”
A família, que hoje cuida dela, começou a ser formada quando foi trabalhar na casa de dona Lourdinha Freire, mãe da Dani, que havia ganhado a Gabriela, sua primeira filha. “Quando eu nasci, ela já estava lá e sempre cuidou de nós. Eu achava que era sua filha de sangue e ela tinha me dado para minha mãe, por ser pobre”, relembra Dani, com quem vovó Kika vive há 21 anos.

centenários do brasil - kika
Aos 100 anos, dona Kika ainda faz planos para o futuro. (Foto:/Acervo pessoal)

Depois vieram mais duas meninas (Luciana e Fabiana) de quem ela também cuidou como filhas.  Do quarteto nasceram as crianças: Renata, Gabriel, Luísa Letícia e Maria Clara, considerados seus bisnetos. Embora seja difícil para ela ficar sem fazer uma coisinha ou outra em casa, hoje nossa centenária se permite descansar e passear. Segundo a Dani, ela ama ver fotos na TV (para ficar grande), assim como vídeos sobre outros países, flores e também seus ídolos: Elvis Presley, Paula Fernandes, Amado Batista e Michael Jackson – esse último esteve presente (em forma de cover) em sua festa de 100 anos no comecinho do mês.

Vó Kika não teve a oportunidade estudar e não sabe ler, mas conhece letras e números e dá um banho nas jovens desmemoriadas como eu e a Dani. “Ela desenvolveu uma extraordinária capacidade de memorização. Vive me perguntando onde ficam as capitais e cidades do mundo, como não sei, ela diz: ‘estuda tanto e não sabe. Eu que não fui pra escola, sei’.”

centenários do brasil - kika
Mesmo sem saber ler, dona Kika é sábia e tem uma grande capacidade de memorização. (Foto:/Acervo pessoal)

Um dos grandes baratos da vovó Kika são as expressões cunhadas por ela, muitas delas exclusivas e muito engraçadas. Quando quer xingar alguém ela diz: “Filha(o) de Ana Badoque”. E se a coisa deu errado, ela vem com “lascou o pemba”. Quando o dinheiro está escasso é “courinho de rato”. E se o sujeito fala demais, ela se sai com “fala mais que homem da cobra”.

Seus planos para o futuro são muitos. “Mesmo com 100 anos, ela faz planos sobre a formatura das netas, os próximos casamentos…”, finaliza sua neta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.