Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Conversa de Vó Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Centenários do brasil: com vocês, Cirene Apfel, de 102 anos

Centenária mineira se inspira nos looks da icônica musa ageless

Por Natalia Dornellas
11 out 2022, 09h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Tudo azul”. Essa é a primeira frase que Dona Cirene Álvares Novais diz todos os dias pela manhã, abrindo o sorriso permanente que exibe desde sempre.

    Publicidade

    Aos 102 anos, suas memórias começam a se confundir um pouco. Ela fala de presente e passado como se fossem um tempo só e tem muitas, muitas lembranças da época em que trabalhava numa tecelagem, em Curvelo, sua cidade natal. “Ela trabalhava na tecelagem, durante a semana, e, no fim de semana, enrolava balas e bombons”, conta Tatiana Bicalho, neta responsável por muitos dos cuidados com a centenária que hoje vive com sua família em Belo Horizonte.

    Publicidade
    centenarios do brasil
    Dona Cirene e a neta, Tatiana. (Henrique Gualtieri/Divulgação)

    Dona Cirene me chamou a atenção quando recebi no privado do Instagram uma foto em que ela aparece vestida como Iris Apfel, americana centenária que virou ícone fashion por abusar de acessórios e cores. Segundo Tati, como a avó sempre gostou de se vestir, comprar vestidos novos e não fica sem pintar as unhas de vermelho, foi fácil convencê-la a modelar. Como já era garota propaganda do brechó Casa Maria Carlota, que pertence a uma amiga da família, elas resolveram encarar um desafio do perfil oficial de Iris e montar dona Cirene ao estilo da musa ageless da moda mundial. As fotos ficaram ótimas.

    Continua após a publicidade
    centenarios do brasil
    Para a família, o segredo da longevidade de dona Cirene é a atitude sempre positiva. (Henrique Gualtieri/Divulgação)

    Mãe de 3 filhos vivos, embora tenha tido 5, dona Cirene hoje passa boa parte do tempo fazendo toalhinhas de crochê, com muitas linhas coloridas, e assiste TV, embora não ouça muito bem.  Quando questionei a que sua família creditaria a longevidade da matriarca – ela não toma nenhum medicamento de uso contínuo -, elas foram certeiras em dizer que ela sempre foi muito positiva e bem bem-humorada. Sim, a alegria de viver e as boas relações estão entre os pilares mais fortes da longevidade saudável, segundo a OMS.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.