PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials

A Inteligência Artificial e os velhos: caso de amor!

Projeto “A juventude é desperdiçada com os jovens” é música para os ouvidos

Por Natalia Dornellas
Atualizado em 10 Maio 2023, 13h49 - Publicado em 27 mar 2023, 14h38
projeto velhos em IA
Projeto celebra os velhos e o preconceito de idade. (Jonas Peterson/Divulgação)
Continua após publicidade

Em tempos em que ainda se discute formas de mitigar o idadismo – quem não viu o caso das meninas de Bauru com uma colega de apenas 40 anos deve ler o artigo da querida Kika – o trabalho do fotógrafo e artista digital Jonas Peterson é música para nossos ouvidos.

Viralizou nas redes sociais o projeto “A juventude é desperdiçada com os jovens”, cujo objetivo, segundo Peterson, é justamente celebrar os velhos e combater o preconceito de idade.  “Uma homenagem tranquila e positiva para as pessoas que viveram mais do que nós, estiveram lá, fizeram isso e eu queria que sua confiança e orgulho fossem vistos”, disse.

projeto velhos em IA
“Uma homenagem tranquila e positiva para as pessoas que viveram mais do que nós”. (Jonas Peterson/Divulgação)

Para chegar ao resultado, ele usou a moda para os estilos de cada personagem, mas sempre lembrando que não se tratam de fotos e nem de pessoas reais. “Usei inteligência artificial para criar as cenas, as pessoas e o que elas estão vestindo”, reforçou em entrevista ao The New York Times.

projeto velhos em IA
Há beleza na velhice, só depende das lentes de cada um de nós. (Jonas Peterson/Divulgação)

Lembrando que Peterson não é o primeiro a escolher os mais vividos como tema para suas “campanhas fotográficas” feitas através de AI. Há pouco tempo, o nigeriado Malik Afegbua varreu o Instagram com suas imagens fortes. O cineasta usou o recurso para reinterpretar a vida de idosos africanos, exibindo fotos e vídeos quase reais deles numa passarela de desfiles e na praia. Malik disse que, como muitos idosos estão marginalizados na sociedade, principalmente no mundo da moda, ele começou a imaginar como ficariam se fossem top models. Como eu vivo dizendo aqui, há beleza na velhice, só depende das lentes de cada um de nós.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.