Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Ponto Final

Por Autoras convidadas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A convite de CLAUDIA, escritoras refletem sobre temas da contemporaneidade e das vivências femininas
Continua após publicidade

Desafios para manter o equilíbrio entre liderança e maternidade

Em texto exclusivo para a Claudia, Carmenza Alarcon reflete sobre o equilíbrio entre sua jornada de liderança e a maternidade

Por Carmenza Alarcon, General Manager da unidade de Consumo na Sanofi
12 jun 2024, 19h08

Entre a maternidade e a liderança: dois papéis que, por vezes, parecem se chocar como ideias opostas. A busca pelo equilíbrio entre essas responsabilidades é uma jornada desafiadora, sem receitas prontas ou fórmulas mágicas. No entanto, ao longo dos anos aprendi que certas escolhas podem suavizar o caminho em direção ao que chamamos de sucesso e felicidade em todas as suas dimensões.

Tenho consciência de que esse equilíbrio é um objetivo um pouco difícil de alcançar, uma vez que cada pessoa possui uma definição diferente de sucesso e felicidade, que para alguns pode significar o simples fato de estar saudável e ter tempo de qualidade com seus filhos.

Já para outros, sucesso significa crescer profissionalmente, alcançar conquistas e títulos ou simplesmente acumular riquezas materiais. O importante é que cada pessoa tenha clareza sobre sua definição de sucesso, pois a mente não conseguirá visualizar o que não foi definido.

Por muito tempo, minha definição de felicidade estava atrelada exclusivamente à carreira e ao sucesso profissional. A dedicação e o foco nessa área me levaram a atingir rapidamente os objetivos que havia definido, alcançando cargos de liderança em ambientes complexos e desafiadores, como na China e na Ásia.

Focada em ultrapassar limites e alcançar posições de liderança em contextos desafiadores ao redor do mundo, mas sempre considerando aspectos importantes de toda a jornada, como saúde e relacionamentos familiares.

Atualmente, liderando uma equipe na unidade de consumo na Sanofi no Brasil, aprendi que a verdadeira chave da felicidade reside na harmonia entre todas as áreas da vida. Ao longo dos últimos cinco anos, dediquei-me a um desenvolvimento holístico, priorizando minha saúde, relacionamentos e crescimento pessoal. Essa jornada contínua de autodescoberta e cuidado mútuo é fundamental para alcançar o que eu considero estar mais próximo de uma paz de espírito.

Continua após a publicidade

Embora conte com o privilégio de um modelo de trabalho híbrido que favorece o equilíbrio, sei que a rotina da maternidade demanda tempo e atenção constantes. Em meio a isso, é essencial lembrar que o sucesso é uma construção pessoal, moldada pela satisfação em todas as áreas da vida: carreira, família, espiritualidade, finanças, saúde física, qualidade de vida e relacionamentos.

Cada uma delas se entrelaça, pavimentando o caminho para a felicidade e o sucesso. É crucial definir metas claras e significativas em cada uma dessas áreas para construir uma vida plena.

Outro ponto de extrema relevância é reconhecer a presença do autocuidado em todos os aspectos. No dia a dia, podemos ter a concepção errônea de que cuidados básicos como skincare, hidratação e prática de exercícios definem o autocuidado, mas a verdade é que dedicar tempo para todas as áreas e nos capacitar sobre como podemos melhorar nosso bem-estar físico e mental tem uma ligação direta com esse propósito, que não por coincidência rege a unidade de negócios que conduzo aqui na Sanofi. Nosso intuito é que todos tenham a consciência de que têm a saúde em suas mãos.

Além disso, faço um adicional, para gerar uma boa reflexão: sobre a importância de estabelecer prioridades e definir limites claros para assegurar o que é importante para nosso bem-estar pessoal para que sempre se mantenha presente no nosso dia a dia.

Portanto, quando nos perguntarem sobre sucesso e felicidade, lembremos que sua essência está na busca por uma constância em todas as dimensões da vida. Façamos uma pausa para refletir sobre como podemos nutrir cada uma dessas áreas e visualizar um futuro pleno e gratificante.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.