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Ana Claudia Paixão

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A jornalista Ana Claudia Paixão (@anaclaudia.paixao21) fala de filmes, séries e histórias de Hollywood

Emma Thompson e o poder da maturidade em Down Cemetery Road

Atriz britânica, duas vezes vencedora do Oscar, interpreta papel que une inteligência, ironia e emoção em uma das performances mais elogiadas do ano

Por Ana Claudia Paixão
16 nov 2025, 17h00
Mulher de cabelo curto grisalho e batom vermelho olhando para frente com expressão séria.
Emma Thompson entrega mais uma interpretação marcante como a investigadora Zoë Boehm, no novo seriado da Apple TV+ (Apple TV+/Reprodução)
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Sou fã de longa data de Emma Thompson. Para mim, está no patamar de perfeição de Meryl Streep, navegando entre dramas, comédias, suspense, aventura, clássicos e modernos. É uma atriz que não precisa provar mais nada, mas que, mesmo assim, segue escolhendo papéis que a desafiam, que exigem presença, ironia e densidade emocional.

Ao longo de quatro décadas, Emma consolidou-se como uma das grandes vozes do cinema britânico e também uma das mentes mais afiadas. Seu talento vai além da atuação: ela é roteirista, produtora, ativista e, acima de tudo, uma mulher que compreende a complexidade humana como poucas.

De vilã a investigadora

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Down Cemetery Road destaca Thompson como uma investigadora complexa e humana, desafiando estereótipos femininos (Apple TV+/Reprodução)

Dona de dois Oscars — um de Melhor Atriz por Retorno a Howards End (1992) e outro de Melhor Roteiro Adaptado por Razão e Sensibilidade (1995) —, Emma Thompson permanece até hoje como uma das raras artistas a dominar com igual maestria a escrita e a interpretação. Essa dualidade explica muito sobre sua trajetória: cada personagem parece vir acompanhada de uma reflexão, um subtexto moral, uma análise social. É por isso que, em qualquer gênero, Emma nunca é previsível.

E quando decide ser vilã, é irresistível. Sua Baronesa von Hellman em Cruella (2021) é um deleite de maldade estilizada, vaidosa, impiedosa e tão divertida quanto perigosa. É o tipo de antagonista que a atriz transforma em comentário social, satirizando o culto à moda e o narcisismo do poder. Antes disso, no universo de Harry Potter, sua Professora Trelawney já havia sido um retrato deliciosamente exagerado da figura mística e desajustada dos livros. Thompson domina o absurdo com a mesma elegância com que domina o drama.

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Mas é em Down Cemetery Road, produção da Apple TV+, que Emma encontra um novo ponto de equilíbrio: a sagacidade e a experiência se unem em uma performance contida, precisa e magnética. Baseada no livro homônimo de Mick Herron, o mesmo autor da série Slow Horses, a trama começa com uma explosão em um subúrbio tranquilo de Oxford e o misterioso desaparecimento de uma criança.

A protagonista, Sarah Trafford (vivida por Ruth Wilson), recusa-se a aceitar as versões oficiais e recorre à investigadora Zoë Boehm — papel de Thompson — para buscar respostas.

Zoë é o tipo de mulher que não precisa levantar a voz para dominar uma cena. Uma investigadora particular que carrega nas entrelinhas o peso do passado, que observa antes de agir, desconfia antes de confiar. O olhar de Emma traduz o que as palavras não dizem: trauma, culpa, empatia, cansaço. É uma personagem construída na contramão do estereótipo porque é madura, discreta e tem uma inteligência quase cruel.

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A crítica recebe Down Cemetery Road

Mulher grisalha de cabelo curto e jaqueta preta olhando para cima enquanto fala no telefone.
A série recebeu aclamação da crítica, apresentando Emma em uma das suas performances mais impactantes e maduras. (Apple TV+/Reprodução)

Para os fãs de Slow Horses, fenômeno de crítica e de público também adaptado pela Apple TV+, é fácil ver que os dois universos compartilham um DNA comum: a mente de Mick Herron. Em Slow Horses, Jackson Lamb (Gary Oldman) circula no universo da espionagem britânica, retratada com ironia e melancolia, lidando com o senso de falência moral das instituições e destilando um humor ácido diante do poder.

Down Cemetery Road é, de certo modo, a semente desse estilo porque, nos livros, veio antes e foi a primeira história em que Herron testou as tensões entre o indivíduo e o sistema, entre o erro humano e o controle político. O que em Slow Horses é expresso por espiões decadentes, aqui surge na figura de uma investigadora que precisa enfrentar as consequências da verdade.

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A nova série foi recebida com entusiasmo pela crítica. Depois de muitos papéis de época e dramas no presente, Emma está magistral em um papel que é sexy, esperto e emocional. O público respondeu do mesmo modo: Down Cemetery Road tornou-se um dos thrillers mais assistidos da Apple TV+ em 2025, impulsionado justamente pela presença da atriz, um nome que continua a representar credibilidade e densidade em qualquer produção, mas que andava meio afastado das telas.

Assistir a Thompson como Zoë Boehm é observar o domínio absoluto de uma intérprete no auge da maturidade. Ela não interpreta, habita. Cada silêncio é uma confissão, cada pausa é uma estratégia. Há vulnerabilidade e autoridade, doçura e dureza. E, ao contrário da maioria das séries de mistério, Down Cemetery Road não transforma sua protagonista em heroína. Thompson dá a Zoë algo mais raro: humanidade.

O legado de Emma Thompson

Ao escolher essa personagem, Emma reafirma o tipo de artista que sempre foi: uma mulher que prefere o risco à repetição, a complexidade ao conforto. E isso a torna ainda mais necessária. Down Cemetery Road é um thriller de ritmo contido, mas de impacto profundo. E no centro dele, Emma Thompson entrega uma das interpretações mais ricas do ano: madura, cética, empática e absolutamente fascinante.

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Em um mundo que ainda insiste em medir o valor das mulheres pela juventude, Emma prova, mais uma vez, que o tempo não diminui o talento — só o refina.

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