Refúgio no campo tem décor inspirado em antigas fazendas
De estilo colonial clássico, a casa de 750 m² ganhou muitas peças em madeira, estampas como o xadrez e revestimentos naturais como algodão e couro
Um casal com três filhas usa esta casa em Paulo Lopes, Santa Catarina, como refúgio de fim de semana. O local é marcado pela natureza exuberante, com a Mata Atlântica preservada e várias cachoeiras no terreno. A casa possui 750 metros quadrados e pé direito alto, de 3,5 m no pavimento térreo e 3 m no segundo andar. Como possui uma área grande, os moradores estavam perdidos na questão de distribuição do layout e de como encaixar a decoração, mas desejavam um lugar aconchegante que tivesse cara de fazenda antiga.
“Para o décor, trouxemos referências que remetem à memória afetiva das casas de fazenda, como o desenho da marcenaria mais clássica, mistura de estampas como xadrez, listras e florais, gesso mais trabalhado e piso de madeira. O toque mais cosmopolita está nas escolhas das obras de arte”, revela o arquiteto Marcelo Salum, responsável pelo projeto.
A escolha do verde para as áreas sociais foi inspirado na natureza e tornou-se o ponto de partida para a escolha dos tecidos e de todos os complementos do projeto, como a cor da laca da marcenaria, peças de decoração, etc. Texturas e revestimentos naturais como linho, algodão, camurça e couro estão bastante presentes. “Para a parte íntima utilizamos tons neutros nos quartos de hóspedes e nos quartos do casal e das filhas utilizamos as cores e estampas prediletas de cada um”, explica Marcelo. Muitas peças foram desenhadas pelo escritório de Salum como a cristaleira da sala de jantar e os aparadores do espaço gourmet.
Encante-se pelos ambientes desse projeto na galeria a seguir: