Plantas e flores em casa: dicas de espécies que vão bem no verão
Especialista conta que plantas gostam mais das temperaturas altas e ensina como cuidar de cada uma delas
Se você ama ter plantas em casa, sabe que elas podem deixar os ambientes internos e áreas externas ainda mais bonitos e acolhedores. Mas, com as temperaturas altas do verão, é preciso redobrar os cuidados e estar atento a resistência das espécies. É comum, por exemplo, perceber que as folhas ficam mais murchas e podem até cair. Aí vale a pena caprichar na rega, mas antes coloque o dedo na terra para checar se está úmida e não acabar afogando sua planta com água demais.
Caso queira comprar novas plantas para decorar a casa durante o verão, o ideal é escolher flores que necessitem de muita luz e pouca água. “Se o objetivo é tornar o ambiente mais leve, relaxante e bonito, a lavanda é uma boa pedida. É uma planta que se desenvolve melhor em solos arenosos, requer muita luz e água, pelo menos uma vez por semana”, sugere Bruno José Esperança, diretor geral da floricultura curitibana Esalflores.
Outra flor que o profissional indica e que costuma se desenvolver muito bem na estação é o tagete. “Além de necessitar de muito sol, pode suportar altas temperaturas sem precisar de água”, completa Bruno.
No entanto, ele lembra que existem exceções. A orquídea, uma flor bastante popular e que faz muito sucesso pelas cores e beleza de seus tipos, exige cuidados específicos. “A recomendação é colocá-la próxima de uma janela orientada para sul, distante das radiações de sol durante os dias de calor, pois pode prejudicar a planta”, orienta o profissional.
Por outro lado, se a ideia é colorir o ambiente, a açucena tem uma variedade de cores e podem chegar a ser tão diferentes entre si que três espécies distintas já garantem uma bela decoração. Apesar de a espécie aguentar altas temperaturas, Bruno alerta que a terra deve estar fresca e não deve receber sol diretamente. “Outras boas opções para o verão são o jacinto e a bromélia”, completa o especialista.