CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Designer transforma memória afetiva em coleção de roupas de mesa

Em homenagem à mãe tecelã, a profissional criou uma coleção que faz referência a um enxoval criado nos anos 1950

Por Nádia Simonelli Atualizado em 29 jul 2022, 12h51 - Publicado em 29 jul 2022, 08h00
roupa de mesa estúdio avelós
Cacá Bratke/CASA CLAUDIA

Tramas naturais e a valorização do trabalho manual fazem parte do DNA do Estúdio Avelós, comandado pela diretora criativa Zizi Carderari. No catálogo da marca, é possível encontrar panos de prato, passadeiras, toalhas de mesa, guardanapos, cestarias e outros produtos para a casa, que ajudam a compor uma atmosfera aconchegante. Na recém-lançada coleção Fresh não poderia ser diferente.

roupa de mesa estúdio avelós
Cacá Bratke/CASA CLAUDIA

Com listras e padronagens que formam a identidade do Estúdio Avelós a coleção Retro Fresh reúne memórias afetivas e referências culturais portuguesas. Isso porque durante o processo de confecção, Zizi decidiu homenagear a própria mãe, que também foi tecelã, tendo como referência um enxoval criado por ela na década de 1950.

roupa de mesa estúdio avelós
Cacá Bratke/CASA CLAUDIA

“Minha mãe, Nair Carderari, trabalhou por muitos anos em Vargem Grande do Sul, na região nordeste do estado de São Paulo. A minha referência veio de um pano de prato que guardei do enxoval dela e que foi construído a partir de testes na tecelagem em que ela trabalhava. Usamos nossa base de tecelagem mineira com herança portuguesa e misturamos com essas influências”, revela Zizi. 

Continua após a publicidade

roupa de mesa estúdio avelós
Cacá Bratke/CASA CLAUDIA

Segundo Zizi, a Retro Fresh, que traz toalhas de mesa, jogos americanos, guardanapos e panos de prato, ganhou este nome justamente pela tentativa de revitalizar e de trazer frescor à uma referência dos anos 1950 — época em que os elementos que compunham a cozinha e a mesa de jantar eram mais coloridos do que hoje. “A paleta de cores traz um mix de tons fortes e neutros, com a proposta de trazer mais cor à nossa casa e à nossa mesa”, afirma.

roupa de mesa estúdio avelós

Desenvolvidas com exclusividade para a marca Casa Bonita, que faz vendas para lojistas, as peças foram produzidas em parceria com artesãos de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, que trabalham com o Estúdio Avelós desde a fundação. “Convidamos a Zizi para este trabalho porque trazer as comunidades artesanais brasileiras é algo que faz parte dos nossos esforços em valorizar e posicionar o feito à mão na decoração contemporânea”, afirma Cecília Rima, diretora da Casa Bonita. 

roupa de mesa estúdio avelós

Continua após a publicidade

Publicidade