CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Marcenaria inteligente: 10 espaços com soluções belas e práticas

Aproveite os espaços de um jeito estratégico e com requinte e conforto

Por Nádia Sayuri Kaku/CASACOR  Atualizado em 7 jul 2021, 12h03 - Publicado em 7 jul 2021, 10h30

A marcenaria inteligente é uma grande aliada de quem deseja otimizar espaços e oferecer soluções diferentes para casas, apartamentos e escritórios. É uma maneira de inovar com móveis únicos e de quebra garantir elegância para os projetos.

Leia também:
+ Casa original de Eichler é renovada com vasto jardim interno na Califórnia
+ Nova loja da Carbono Home exibe décor colorido e surpreendente
+ Elementos aconchegantes criam conexões reais no Transformar Urban

É possível incorporar esse elemento em qualquer espaço da casa, como armários planejados para cozinhas em uma única parede, quartos com modulado integrado e até ideias mais ousadas – como veremos em breve. O importante é deixar a criatividade fluir e pensar em formas dinâmicas de construir o ambiente.

A marcenaria também pode setorizar os ambientes integrados, de forma a facilitar a vida dos moradores que desejam mais amplitude mas ao mesmo tempo pretendem manter a privacidade de alguns cômodos.

A seguir separamos 12 projetos que contaram com marcenaria inteligente para oferecer soluções inovadoras e práticas. Confira!

Casa Cor
Apartamento Simpatia – projeto Lez Arquitetura Júlia Tótoli/CASACOR

O Apê Simpatia contou com um rack personalizado que integra a sala de estar, o espaço para o café e o bar. O móvel contou com espaços bem divididos para garrafas, adega, frigobar e prateleiras suspensas para ajudar. A Lez Arquitetura foi a responsável por criar soluções práticas para o apartamento de 44 m², e apostar em marcenaria inteligente foi uma ideia esperta para trazer funcionalidade ao espaço.

CASACOR
Casa Raízes – projeto Triplex Arquitetura – CASACOR São Paulo Felipe Araújo/CASACOR

O desejo de criar uma horta na cozinha já é realidade em muitos lares. A Triplex Arquitetura mostrou como é possível fazer isso de um jeito criativo, apostando em marcenaria para agrupar as espécies. Batizada de Casa Raízes, o projeto marcou presença trazendo elementos naturais para a CASACOR São Paulo 2018.

Melrose Terrasse - projeto Dan Gayfer Design - Dean Bradley/Divulgação
Melrose Terrasse – projeto Dan Gayfer Design Dean Bradley/Divulgação

O espaço para o sofá evolui em um painel de madeira que desenha as paredes e também cria prateleiras para adornos e plantas. O projeto foi assinado por Dan Gayfer Design com o objetivo de investir em mobília embutida para melhor aproveitar e setorizar os 93m2 de uma casa em Melbourne, na Austrália.

Continua após a publicidade
CASACOR
Apartamento Itaim – projeto Priscila Cox e Fernanda Gazola Sébastien Abramin/Divulgação

As estantes vazadas são uma ótima opção para compor espaços de tamanho reduzido por oferecerem praticidade e amplitude. Priscila Cox e Fernanda Gazola apostaram em diferentes ideias para um apartamento localizado no Itaim Bibi e elegeram uma estante com nichos que integram a cozinha e a sala de estar.

Quero do Neto - projeto Tatiana Lopes e Tatiana Mendes - CASACOR Rio de Janeiro - André Nazareth/CASACOR
Quero do Neto – projeto Tatiana Lopes e Tatiana Mendes – CASACOR Rio de Janeiro André Nazareth/CASACOR

Os quartos infantis são os cenários favoritos dos arquitetos para utilizar a marcenaria inteligente. Trata-se de um espaço que precisa de interatividade e ideias que agucem a criatividade dos pequenos. Exemplo disso é o projeto de Tatiana Lopes e Tatiana Mendes para a CASACOR Rio de Janeiro 2016 que integrou cama, estante e escrivaninha de maneira esperta para acomodar tudo no seu devido lugar.

Apartamento Miao Miao - projeto NestSpace Design - Jamie Velo, Hey!Cheese/Divulgação
Apartamento Miao Miao – projeto NestSpace Design Jamie Velo, Hey!Cheese/Divulgação

Utilizar o espaço embaixo da escada é uma boa saída em espaços pequenos. Nesse projeto de um apartamento de 23m² assinado pelo escritório japonês NestsSpace Design, os arquitetos optaram por criar um home office para os moradores ao lado da escada, e colocaram vários nichos para que os ocupantes pudessem guardar seus mais diversos objetos e manter a organização do local.

Apartamento Miao Miao - projeto NestSpace Design - Jamie Velo, Hey!Cheese/Divulgação
Apartamento Miao Miao – projeto NestSpace Design Jamie Velo, Hey!Cheese/Divulgação

No piso superior, o dormitório rouba a cena, e agrada aqueles que precisam de privacidade para trabalhar, ler um livro, meditar ou apenas ter um momento de tranquilidade.

Minha Cabana, Meu Mundo - projeto SP Estúdio - CASACOR São Paulo - Rafael Renzo/CASACOR
Minha Cabana, Meu Mundo – projeto SP Estúdio – CASACOR São Paulo Rafael Renzo/CASACOR

Cores e marcenaria marcaram o projeto Minha Cabana, Meu Mundo assinado pelo escritório SP Estúdio para a CASACOR São Paulo 2017. As arquitetas à frente do delicado espaço, Fabiana Silveira e Patricia de Palma, apostaram em trazer itens que acompanhassem o crescimento das crianças.

Projeto de Paula Neder e Coletivo PN+ para a CASACOR Rio de Janeiro - André Nazareth/CASACOR
Projeto de Paula Neder e Coletivo PN+ para a CASACOR Rio de Janeiro André Nazareth/CASACOR

A madeira rústica entrou em cena para trazer delicadeza no Quarto da Júlia, assinado por Paula Neder e Coletivo PN+ para a CASACOR Rio de Janeiro 2021. Os arquitetos investiram em um espaço para que a menina de 7 anos pudesse ler, estudar, brincar e ter novas ideias.

Loft SP - projeto de Studio 011 - CASACOR São Paulo - Fran Parente/CASACOR 
Loft SP – projeto de Studio 011 – CASACOR São Paulo Fran Parente/CASACOR

Um loft de 112 m² contou com marcenaria inteligente para integrar os ambientes e trazer aconchego à composição. O projeto assinado por Barbara Gomes e Giulliana Savioli, do Studio 011 para a CASACOR São Paulo 2017 contou com poucos e bons móveis e, para criar uma atmosfera acolhedora, a madeira foi fundamental.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade