Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

Conheça o Brasil surrealista do sertão alagoano ao Vale do Jequitinhonha

Com toques divertidos, artistas de diferentes cantos do país expressam suas visões de mundo através da arte, resultando em peças cheias de história

Por Marina Marques - Atualizado em 25 ago 2020, 10h51 - Publicado em 19 ago 2020, 12h00

Ah, a pluralidade cultural do nosso país… Do sertão alagoano ao Vale do Jequitinhonha, artesãos criam guiados por suas interpretações da vida. O resultado aparece em obras únicas, com muita personalidade.

Folclore e história

Roberto Seba/CLAUDIA

A festividade do povo nordestino está lindamente representada no banquinho de madeira. Disponível na @imaterial_artesanatobrasileiro, a peça é de Mito Artesão, como é conhecido o artista pernambucano Aldemir Elias do Nascimento. “Para mim, a arte é como o mar: quando começamos a criar, somos levados a vários caminhos”, diz ele. Mais cômica do que assustadora, a carranca de madeira de Jasson Gonçalves, de Belo Monte (AL), parece ter saído de uma fábula infantil – está à venda na @lojapaiol. Coloridos e realistas, o centro de mesa e o porta-copos (vermelhos) Vitória Régia, encontrados na @bemglo, são produzidos por artesãs das comunidades extrativistas da Amazônia, por meio de uma técnica de impermeabilização que utiliza látex orgânico.

Design com propósito

Roberto Seba/CLAUDIA

Confeccionado pelas mestras ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, em parceria com o projeto @maos.movimento, o Filtro Cacto é símbolo dos prejuízos causados pela monocultura do eucalipto na região, que resulta em destruição ambiental e escassez de água.

Fauna, flora e festa

Roberto Seba/CLAUDIA

Uma viagem a Belém inspirou a designer gaúcha Paula Juchem (@paulajuchem_ ) a criar os candelabros Guaraná e Carambola, feitos de argila terracota. Já na Ilha do Ferro, famosa por abrigar grandes artesãos do sertão alagoano, Cícero desenvolve icônicas versões de madeira da escultura A Cabeça com Pássaro, disponível na @projetoterra.

TEXTO MARINA MARQUES | FOTOS ROBERTO SEBA | CONCEPÇÃO VISUAL MIRO BRANCO

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Continua após a publicidade
Publicidade