Como escolher a tinta certa em cada tipo de ambiente
Alguns pontos devem ser considerados antes de definir a tinta e começar a aplicação
Na hora de decorar os ambientes de casa, um dos fatores mais importantes é dar cor às paredes do seu lar. A escolha da tinta e do acabamento ideal são passos importantes, porém mais complexos do que podem parecer.
Para te ajudar a não errar na escolha, a equipe de CLAUDIA conversou com a arquiteta Fernanda Angelo, do Estúdio Cipó, para saber de alguma dicas essenciais para escolher a tinta e o acabamento perfeito. Confira:
O tipo de tinta ideal para cada ambiente
Para quem possui paredes de alvenaria em ambientes externos e internos, a tinta ideal é a acrílica. Com ela é possível pintar as paredes e voltar para casa no mesmo dia. Mas lembre-se que as superfícies devem estar impermeabilizadas para evitar bolhas durante a secagem.
Em relação ao acabamento, a tinta acrílica possui variações de efeitos como o acetinado, semi-brilho e fosco.
Já nas superfícies de madeira e metal, a escolha deve ser a tinta esmalte. Ela possui base a óleo e é indicada para aplicação em portas, rodapés, mobiliários e corrimãos. Este tipo de tinta possui uma secagem mais lenta.
A tinta látex, por sua vez, é recomendada somente para ambientes internos e possui secagem rápida. “No momento da pintura, é primordial certificar que a superfície esteja bem limpa. Além disso, o látex apresenta leve odor e características para resistência ao mofo”, explica Fernanda Angelo.
Em ambientes de grande circulação, como garagens, hospitais, quadras esportivas e escolas, a tinta epóxi é a ideal devido a sua alta resistência ao atrito.
Ambientes certos para cada acabamento
O efeito fosco é perfeito para ambientes mais discretos e ajuda a esconder possíveis imperfeições nas paredes. Já a tinta brilho “realça a textura e dispensa acabamento, com a vantagem de facilitar o dia a dia de limpeza e a prevenção da umidade”, relatou a arquiteta.
No caso da textura, ela é perfeita para quem busca criar diferentes formas e acabamentos. Ela possui alta durabilidade e protege a alvenaria da umidade, sendo muito utilizada em áreas externas.
Como escolher
Se optar por tons mais fortes, é aconselhável não escolher o acabamento brilhante, sendo o fosco o mais adequado. Já as cores mais claras não seguem nenhuma regra, elas podem apresentar qualquer tipo de acabamento.
O que pensar na hora de escolher a tinta e acabamento
Certifique-se do tipo de material e o estado da paredes antes de começar qualquer reforma. Tudo irá depender do ambiente que você for pintar.
Por exemplo, na cozinha uma tinta mais resistente e de fácil lavagem facilitam o dia a dia do morador. Já na ala, tons mais discretos colaboram para esconder imperfeições e não cansar.
Leia também: Peças perfeitas para deixar sua casa mais quentinha
+ 10 utensílios coloridos para você renovar sua cozinha
Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA