Casa paulistana rodeada por verde e com peças de design minimalista
O espaço do arquiteto Greg Bousquet reflete o seu trabalho com formas limpas e muito verde
No Brasil há 18 anos, o arquiteto Greg Bousquet já tem suas paixões nacionais bem definidas. A principal delas é a natureza: na casa onde ele vive, a forma como o verde domina o visual das janelas faz com que as fronteiras entre interior e exterior desapareçam. “Acontece uma integração com o jardim por todos os lados. É algo raro na cidade, e o que mais me agrada aqui”, conta.
Esse privilégio está totalmente ligado ao conceito de bioarquitetura, que o Triptyque, escritório do qual Greg é sócio, está explorando em seus trabalhos mais recentes, como o Edifício Amata, previsto para ficar pronto em 2020, que terá fachada plantada e estrutura de madeira certificada.
Antes de se mudar para o novo endereço com a mulher, Cécile, também francesa (os dois se conheceram no Brasil e estão casados há dez anos), e os filhos, Georges e Marcel, o arquiteto já frequentava o ambiente, pois o antigo morador é outro integrante do Triptyque, Guillaume Sibaud.
“Os espaços estavam bem adaptados ao nosso estilo. Tiramos apenas uma parede que liga o quarto e a sala”, diz. Se, do lado de fora, os traços brasileiros estão muito bem representados pela vegetação, do lado de dentro os móveis e objetos remetem ao país de origem dos moradores.
A preferência foi por peças de linhas limpas, algumas assinadas, outras compradas em lojas de departamento e uma parte, ainda, criada pelo casal. “Cécile é designer. Inventamos várias coisas juntos, como a estante da sala e os aparadores”, conta Greg.
As lembranças de família se misturam a retratos clicados por fotógrafos que admiram, como Bob Wolfenson, Marcel Gautherot e Ludovic Carème. Em um deles está o arquiteto Oscar Niemeyer, uma inspiração para os dois.
“Adoro morar aqui. Uma das características de que mais gosto é o fato de ser uma casa compacta, com os ambientes bem integrados. Assim a família fica sempre perto, e não cada um num canto”, explica o arquiteto.
Melhor ainda se o encontro for no deque ao lado da piscina, beliscando um churrasco acompanhado por verduras colhidas na horta do quintal.