Casa de vidro na Indonésia surpreende pela estrutura inclinada
Dividida em três andares, a casa tem uma estrutura de aço e é toda rodeada por vidros. Os espaços são integrados e a piscina do térreo impressiona
O escritório Budi Pradono é o responsável por essa casa inclinada, que fica no bairro de Pondok Indah, no sul de Jacarta, na Indonésia. A área corresponde a uma comunidade residencial fechada construída nos anos 1980 no limite de um pequeno rio e cercada por assentamentos indígenas. O local carrega um status simbólico, já que membros do parlamento e celebridades de outras regiões querem ter uma casa ali e as constroem seguindo padrões arquitetônicos existentes na Itália e na França.
Os profissionais do escritório acreditam que isso dá uma aparência artificial ao local e se questionaram da necessidade dessas influências vindas de fora. Por isso, construíram a casa com uma inclinação, representando uma desconstrução desses conceitos. A Casa Inclinada foi projetada para questionar seus vizinhos, como uma crítica ao entorno.
Sua estrutura de aço posicionada de forma inclinada, como um símbolo de instabilidade, representa a destruição de uma situação estabelecida.
A casa se divide em três pavimentos. O espaço térreo é dedicado às áreas em comum, com uma despensa, um living e uma piscina.
O segundo andar foi reservado para as habitações privadas, como a suíte principal, com quarto, banheiro e closet.
O banheiro, que possui 16 metros quadrados, foi projetado para ser também um espaço de relaxamento, um ambiente contemplativo.
No último andar, há uma sala e dormitório para as visitas. De lá, é possível ter uma vista panorâmica do bairro.
Fonte: ArchDaily