PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

As coisas mais tóxicas de sua casa, segundo a Elle Decor

Confira a lista sobre coisas da casa que parecem ser inocentes, mas na verdade são cheias de químicos tóxicos – e aprenda como substituí-las.

Por Débora Fernandes
24 mar 2016, 17h47

A quantidade de químicos nos produtos que consumimos diariamente é enorme e muitos deles prejudicam nossa saúde. Nem sua casa está à salvo, mas estamos aqui para ajudar. Confira uma lista adaptada da Elle Decor sobre coisas tóxicas que temos dentro de casa e como evitá-las:

01-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor

Garrafas de água

Os grandes vilões: Bisphenol A (BPA) e Bisphenol S (BPS). Os dois químicos estão presentes em garrafas plásticas e causam disfunções hormonais. O BPA imita o estrogênio e prejudica bebês e crianças, sendo trocado muitas vezes por BPS – mas seu substituto também é conhecido por perturbar o funcionamento das células.

Como resolver? Procure sempre por garrafas feitas de polipropileno, que pode ser reconhecido pelo símbolo PP ou código de reciclagem 5 nos rótulos do produto. Outra alternativa é comprar garrafas reutilizáveis de vidro ou aço inoxidável.

02-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor

Recipientes de plástico

O grande vilão: Ftalatos – um grupo de químicos usados em vários produtos de consumo para garantir flexibilidade.  Eles simulam os efeitos de alguns hormônios, interferindo no desenvolvimento fetal e no sistema reprodutivo. Muitas vezes são substituídos por químicos relacionados à pressão alta e resistência à insulina em adolescentes.

Continua após a publicidade

Como resolver? Evite embrulhar seus alimentos com filme plástico e prefira recipientes de vidro e cerâmica. Se o plástico é necessário, confira a composição do produto e prefira os que forem feitos de polietileno. Nunca leve plástico ao micro-ondas!

03-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor

Carpetes

Os grandes vilões: PFOA e PFAS, produtos usados para tornar o carpete resistente a manchas. Eles estão ligados a enfermidades como câncer, hipo e hipertireoidismo.

Como resolver? Se for comprar um novo carpete, procure por materiais naturais e não tratados como sisal ou lã. Ter mais trabalho na limpeza dos materiais é preferível ao arriscar sua saúde.

Continua após a publicidade
04-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor

Caixa de pizza

O grande vilão: Os PFASs, presentes na camada brilhante que cobre a caixa de pizza e evita que o óleo seja absorvido pelo papelão, estão ligados ao câncer e defeitos de nascimento.

Como resolver? Peça que sua pizza seja entregue em alumínio, não em caixas. Considere também fazê-la em casa, com massa pronta: leva o mesmo tempo que o delivery e é muito mais saboroso. Sem contar a diversão de preparar a comida, sozinho ou acompanhado de família e amigos.

05-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor
Continua após a publicidade

Pipoca de microondas

Os grandes vilões: Diacetil e 2,3 pentanedione são compostos presentes no sabor artificial da manteiga. Eles causam diversos problemas respiratórios, e os trabalhadores de fábricas de pipoca de micro-ondas tem até um apelido para isso: pulmões de pipoca.

Como resolver? Sempre leia os ingredientes nos rótulos dos alimentos que consome e evite sabores artificiais. Você ainda pode fazer a pipoca normal e adicionar seu próprio sabor – sugerimos experimentar pimenta, manjericão, sachês variados de sazón e também açúcar com canela.

06-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor

Desinfetante para as mãos

Os grandes vilões: O Triclosan é um composto antimicrobiano usado para matar germes há décadas. E há essas mesmas décadas ele é relacionado com disfunções hormonais incluindo infertilidade e puberdade precoce. Estudos com ratos de laboratório também apontaram para sua relação com câncer. Algumas marcas usam cloreto de benzalcônio, menos grave, mas que pode ter como efeito irritação respiratória e asma.

Continua após a publicidade

Como resolver? Evite produtos antibacterianos. A não ser que você trabalhe em ambientes como uma sala pré-operatória, onde tudo precisa estar impecável, eles não são necessários. Lave suas mãos com água e sabão em vez disso. Se você faz questão, procure os desinfetantes com álcool etílico.

07-as-coisas-mais-toxicas-de-sua-casa-segundo-a-elle-decor

Sofás

Os grandes vilões: PBDEs e Tris, químicos usados como retardantes de chamas no estofado de muitos móveis. Eles migram facilmente do móvel para o ar e são suspeitos de causar câncer e disfunções endócrinas.

Como resolver? Simples: quando comprar um sofá, certifique-se de que eles não contenham químicos retardantes de chamas.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.