Apê dos anos 80 repaginado para um casal na Vila Madalena
Levou um ano para o casal – um arquiteto e um médico – encontrar o apartamento ideal no bairro, mas ele precisava de uma grande reforma
O casal de moradores – um arquiteto e um médico – sabia que queria morar no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, mas foi só após um ano de buscas que encontraram este prédio, construído no inicio dos anos 80.
Depois de escolher o apartamento, que possui 90 metros quadrados, chegou a hora de encarar a necessária reforma, que durou seis meses e foi comandada pelo arquiteto Guilherme Fiorotto: “a planta original possuía dois dormitórios e dois banheiros, mas nenhuma suíte, e a cozinha era desproporcional em relação à sala de estar e jantar. Com a derrubada de algumas paredes e remoção de algumas portas, o apartamento transformou-se completamente, beneficiando-se da abundante luz natural. Os novos revestimentos e armários trouxeram uma estética leve e contemporânea”, o profissional conta.
A sala foi instalada onde antigamente ficava a mesa de jantar – a mudança permitiu um sofá maior e uma bancada sob a janela feita sob medida pelo arquiteto para que os moradores possam tomar um café enquanto admiram o pôr do sol. Do outro lado, um armário suspenso em MDF branco ocupa praticamente toda a parede e abriga televisão, livros, filmes, plantas e, no canto, um nicho para os sapatos de quem chega.
Na cozinha, a parede que a separava da sala foi derrubada, dando espaço para a mesa de jantar que o casal já possuía (o tampo foi atualizado com mármore). Ao lado, a porta de serviço foi isolada dando origem à parede colorida que replica o tom verde da entrada.
Como o casal adora cozinhar e receber amigos em casa, um corrimão abriga os utensílios ao fundo. À esquerda, o armário em MDF integra a geladeira e guarda torradeira e outros eletrônicos. Nas prateleiras de cima ficam os acessórios para o café e as taças. As portas rebatíveis formam, juntamente da porta do corredor, um painel de madeira.
A pia fica no cantinho direito, onde um armário foi instalado sobre a bancada. Com revestimento laminado branco brilhante, ele pode ser usado como mural de recados.
Antes inexistente na planta, a suíte do casal possui closet e ocupa a área de um dos antigos dormitórios, assim como o escritório. Ali, uma estante suspensa como a da sala organiza objetos e serve de home office. Em cada lado da cama, os criados mudos foram desenhados por Guilherme, que também atua como marceneiro.