Apartamento integrado com vista para o parque do Ibirapuera em SP
A vista estonteante do Parque Ibirapuera é um presente para os moradores e seus amigos. Peças de design contemporâneo e obras de arte fazem parceria com a natureza.
Cada escolha precisa ter significado”, afirma a arquiteta Patricia Martinez sobre os elementos arquitetônicos e decorativos incorporados ao projeto de interiores deste apartamento paulistano. Com vista para o Parque Ibirapuera, o imóvel de um jovem casal com filhos precisou passar por uma reforma que atualizou os acabamentos e ampliou a área social. “O esplendor do parqueé um presente para os moradores, além de ser uma importante fonte de inspiração. Por isso, tivemos o cuidado de escolher móveis baixos e distribuí-los de maneira que não obstruíssem a paisagem”, explica a arquiteta. Além de valorizar a vista, os proprietários tinham outro pedido. Como viveram em Nova York por algum tempo, trouxeram de lá a vontade de recriar uma atmosfera urbana, cosmopolita no apartamento. Assim, ambientes integrados,arquitetura limpa, paleta de cores neutras e mobiliário de design contemporâneo compõem a linguagem do projeto, que equilibra sofisticação e despojamento.
Como a família gosta muito de receber os amigos para almoços e jantares, era preciso criar uma grande área de convivência. Durante a reforma, Patricia derrubou paredes a fim de integrar os espaços de cozinha gourmet, estar, jantar, lareira e varanda. Tudo forma um ambiente fluido sem corredores, que estimula a interação e as boas conversas. Ali, uma das muitas surpresas é a tela pintada por Roberto Burle Marx (1909-1994), que atrai o olhar pelos mais lindos matizes de azul. Outro desejo dos moradores era por acabamentos que proporcionassem acolhimento. Aparede do hall é de painel de nogueira. Em contraste, o limestone cobre o piso dos ambientes, criando unidade visual e sensação de amplitude. “Gosto da harmonia entre pedra e madeira. Parece que a casa fica mais abraçada”, diz o proprietário.