PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casas de Tomie Ohtake e Chu Ming Silveira estão abertas para visitação

3ª edição da mostra ABERTO homenageia legado artístico e arquitetônico de duas mulheres asiático-brasileiras e suas notáveis casas brutalistas da década de 1970

Por Julyana Oliveira
15 ago 2024, 11h00
Visitação casa Tomie Ohtake Aberto3
A casa-ateliê de 750 m² onde Tomie Ohtake viveu e trabalhou é um dos primeiros grandes projetos de seu filho, o arquiteto Ruy Ohtake (Aberto/Divulgação)
Continua após publicidade

A mostra de arte e design ABERTO retorna a São Paulo em sua terceira edição, maior e mais ambiciosa do que as edições anteriores. Este ano, a exposição ocupa, pela primeira vez, dois espaços distintos em uma ode ao legado artístico e arquitetônico de duas extraordinárias mulheres asiático-brasileiras e suas notáveis casas brutalistas da década de 1970.

A primeira delas, projetada pelo arquiteto brasileiro Ruy Ohtake para sua mãe, Tomie Ohtake, conceituada artista de origem japonesa, nascida em Kyoto. A segunda é a residência familiar de Chu Ming Silveira, nascida em Xangai, China.

Visitação casa Tomie Ohtake Aberto3
Um ícone da arquitetura brutalista de São Paulo, a casa incorpora cores vibrantes em seu design, um tributo ao rico legado artístico de Tomie (Aberto/Divulgação)

As casas servem de pano de fundo para exibições cuidadosamente selecionadas pelo trio de curadores Filipe Assis, Kiki Mazzucchelli e Claudia Moreira Salles em resposta ao ambiente arquitetônico. Elementos como concreto aparente e linhas orgânicas serão perfeitamente integrados para aprimorar a experiência artística geral.

“Estamos empolgados em revelar as histórias notáveis dessas mulheres extraordinárias e seu profundo impacto na arte, arquitetura e design brasileiros. A mostra não apenas celebra suas contribuições artísticas e arquitetônicas, mas também suas perspectivas imigrantes que moldaram o movimento modernista brasileiro”, explica Filipe Assis, fundador da ABERTO.

Residência de Chu Ming Silveira Aberto3
Distinta do estilo arquitetônico convencional, a casa de Chu Ming Silveira foi projetada para melhorar a convivência e priorizar a funcionalidade (Aberto/Divulgação)
Continua após a publicidade

A curadoria de arte coloca em primeiro plano um conjunto de arte moderna e contemporânea brasileira e internacional por meio de colaborações com galerias como Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Luisa Strina, Nara Roesler, Lisson e Pace.

Enquanto a curadoria de design, de Claudia Moreira Salles, se concentra em novas peças de mobiliário projetadas pelas famílias Ohtake e Chu especialmente editadas para o evento pela Galeria ETEL, sob a direção de Lissa Carmona.

“Essas casas oferecem uma intimidade inesperada, inspirada em designs orientais com tetos baixos que aumentam o envolvimento com a arte, promovendo a contemplação e a interação. Nossa curadoria usa cuidadosamente elementos arquitetônicos, aberturas, ângulos e luz natural, para colocar obras de arte, transformando cada casa em uma tela que combina forma e função para uma experiência imersiva além dos padrões típicos de exposição”, explica Claudia Moreira Salles.

Por dentro das casas de Chu Ming Silveira e Tomie Ohtake

  • Residência de Chu Ming Silveira (início dos anos 1970)
Continua após a publicidade

Localizada no bairro Real Parque, em São Paulo, a residência projetada por Chu Ming Silveira no início da década de 1970 destaca-se por sua estrutura arrojada de concreto e vidro.

Residência de Chu Ming Silveira Aberto3
Chu Ming Silveira foi a design sino-brasileira responsável pelo icônico orelhão (Aberto/Divulgação)

Chu Ming deixou uma marca indelével na arquitetura residencial, especialmente com essa casa. Distinta do estilo arquitetônico convencional, ela foi projetada para melhorar a convivência e priorizar a funcionalidade, destinada a ser experimentada, não apenas observada.

  • A Casa Ateliê de Tomie Ohtake (1968)
Continua após a publicidade

Localizada no bairro Campo Belo, em São Paulo, a casa-ateliê de 750 m² onde Tomie Ohtake viveu e trabalhou é um dos primeiros grandes projetos de seu filho, o arquiteto Ruy Ohtake. Um ícone da arquitetura brutalista de São Paulo, a casa incorpora cores vibrantes em seu design, um tributo ao rico legado artístico de Tomie.

Visitação casa Tomie Ohtake Aberto3
Detalhes do ateliê de Tomie Ohtake, um dos espaços de sua casa em São Paulo (Aberto/Divulgação)

Em homenagem a Tomie, Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, apresentará uma exposição sobre a vida e a obra da artista, que incluirá itens pessoais, materiais de arquivo e obras de arte.

A ABERTO3 convidou também alguns artistas brasileiros contemporâneos para criarem obras que remetem ao estilo arquitetônico de Ruy Ohtake, ao ambiente, e às histórias da família que ali viveu.

Continua após a publicidade

Entre as dezenas de artistas contemporâneos brasileiros que apresentarão seus trabalhos na casa-ateliê Tomie Ohtake, destacam-se Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Solange Pessoa, Luiz Zerbini, Laura Lima e Barrão.

Serviço

ABERTO3
11 de agosto a 15 de setembro de 2024
Residência de Chu Ming Silveira
Endereço: Rua República Dominicana, 327 – Real Parque, São Paulo
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h – última entrada 17h
A Casa Ateliê de Tomie Ohtake
Endereço: Rua Antonio de Macedo Soares, 1,800 – Campo Belo, São Paulo
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h – última entrada 17h
Informações sobre ingressos

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.