Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

7 ambientes com canto alemão para se inspirar

A lista inclui salas de jantar, copas e até quarto infantil. Veja como investir na solução charmosa que garante o melhor aproveitamento dos espaços

Por Julyana Oliveira
21 nov 2022, 10h02

“Normalmente, quando temos um canto, acabamos por preencher apenas uma das paredes, deixando a outra subutilizada, ou criando apenas um espaço de passagem”, alerta a arquiteta Marina Romeiro, sócia de Felipe Maia no escritório Maia Romeiro Arquitetura. Uma solução para esse problema é apostar no canto alemão, ou seja, encaixar um banco nas paredes adjacentes e aproveitar bem o espaço disponível, além de garantir a boa circulação.

Outra vantagem, é a possibilidade de investir em marcenaria nos assentos para criar um baú junto a eles. Ou seja, mais armazenamento para o projeto. Curtiu a ideia? Antes de embarcar nela, fique atento à ergonomia e proporção do banco: “tem que ser bem pensado para não se tornar algo extenso e de difícil acesso”, explica Felipe Maia. Livre do impasse, inspire-se nos sete ambientes com canto alemão listados abaixo.

canto alemão com baú
Este canto alemão esconde um baú para mais espaço de armazenamento. (Luis Gomes/Divulgação)

A sala de jantar revela o canto alemão feito em marcenaria sob medida, com direito a baú sob o assento.  “A vantagem desse tipo de móvel é que ele aproveita toda a área disponível no ambiente e ainda pode ser utilizado como armário. Há espaço para colocar desde batedeira até o aspirador de pó”, exemplifica a arquiteta Pati Cillo, que assina o projeto.

canto alemão em quarto infantil
Este canto alemão é perfeito para ler e relaxar. (Kelly Queiroz/Divulgação)

Esse quarto infantil, compartilhado por duas irmãs, ganhou decoração com ares lúdicos assinada pelo escritório LL Arquitetura. No ambiente, o canto alemão posicionado ao lado da escrivaninha e serve como um espaço dedicado à leitura e ao descanso.

Continua após a publicidade
canto alemão com mesa redonda
Aqui, o canto alemão permitiu acomodar mais pessoas. (Mariana Orsi/Divulgação)

O objetivo deste projeto assinado pelo Studio 92 Arquitetura era criar um espaço confortável para receber visitas. Na sala, a solução foi criar um canto alemão, que também é baú. O estofado destaca-se por seu azul escuro que contrasta com as paredes de cimento queimado.

canto alemão em couro
Patrícia Martinez optou por uma base de carvalho, que garante sensação de aconchego. (Fran Parente/Divulgação)

Neste decorado idealizado para uma família jovem, a arquiteta Patrícia Martinez optou por uma base de carvalho, que garante sensação de aconchego e adicionou o couro ao estofado do canto alemão.

canto alemão com mesa triangular
Canto alemão com a mesa triangular permitiu mais cadeiras e espaço de armazenamento. (Rafael Renzo/Divulgação)

A proposta da arquiteta Christiane Schiavoni na idealização do canto alemão desse apartamento de 160 m², foi a de ocupar a sala de jantar com boas soluções de aproveitamento de espaço para acolher os moradores e seus convidados sem prejudicar a circulação.

canto alemão grande
Canto alemão amplo deixou esta copa ainda mais versátil. (Luis Gomes/Divulgação)

Nessa copa, assinada pelo Studio Tan-gram, a inserção de um sofá aconchegante e dos quadros coloridos criou um canto alemão generoso. A combinação com o espaço do café, do lado oposto, e com o pendente, permite diversos usos ao ambiente.

canto alemão compacto
Compacto, este canto alemão permitiu mais armazenamento e convidados sem atrapalhar a circulação. (Lília Mendel/Divulgação)

“Para este dúplex de 80 m², o canto alemão foi a solução adotada para o melhor aproveitamento do espaço e para boa circulação por causa da escada próxima”, explica a arquiteta Marina Romeiro, sócia do escritório Maia Romeiro Arquitetura, responsável pelo projeto. “Ele acabou virando um cantinho de descompressão, onde os moradores sentam e deixam bolsas e sapatos nos espaços abaixo do banco, e também uma copinha/sala de jantar. O espaço ficou tão agradável que os clientes adoram trabalhar ali também, mesmo tendo um home office em outro espaço”, acrescenta o arquiteto Felipe Maia, também sócio do escritório.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.