Como vender produtos pela internet sem ter prejuízos
A Internet é uma ótima vitrine para colocar coisas à venda, desde que se tomem alguns cuidados para não cair em um golpe. Confira
Garanta uma graninha extra: venda produtos pela internet, mas cuidado para não cair em um golpe
Foto: Dreamstime
O que fazer com aquela joia herdada que você nunca vai usar? E com o computador velho que está empoeirando em um canto da casa? Vender nunca foi tão fácil. Graças à ajuda da internet, ao alcance de 21 milhões de usuários só no país, bastam alguns cliques e você entra num mercado livre digital que reúne pessoas em todo o mundo. No Brasil existem inúmeros sites nos quais dá para colocar coisas à venda, mas é preciso tomar cuidado. Para se ter uma ideia, cerca de 30% dos internautas que já fizeram negócios pela web tiveram algum prejuízo financeiro.
De olho na lei
Especialista em direito digital, a advogada Patrícia Peck recomenda alguns cuidados simples para evitar problemas. Ao combinar o recebimento de dinheiro, prefira o depósito em conta-corrente aos cheques e exija embolsar o pagamento (ou pelo menos parte dele) antes de entregar o produto. Guardar os e-mails trocados é básico, porque eles funcionam como documentos da ação comercial. Segundo o jurista Fábio Ulhoa Coelho, os sites que fazem a ponte entre vendedores e compradores não têm nenhuma responsabilidade legal sobre a transação (seu funcionamento é semelhante ao dos classificados de jornais). Mas isso muda, caso o usuário opte por pagar uma taxa em troca de uma intermediação, digamos, fiscalizadora. “Nesse caso, se lesada, a pessoa que levar o calote poderá acionar o site com base nas leis que regem os direitos do consumidor”, explica ele.
Taxa de segurança
Mais conhecido entre os endereços do gênero, o Mercado Livre oferece em seu canal Mercado Pago um serviço em que o comprador, antes de receber o produto, faz o pagamento diretamente para o site, que repassa a verba ao vendedor. A entrega do material também é monitorada. Em troca, tanto o vendedor quanto o comprador precisam pagar uma taxa de 3% sobre os pagamentos à vista e 10% sobre as transações com cartões de créditos.
Onde vender?
Automóveis:
Eletrônicos:
Livros:
Troca-troca:
Outros itens:
Superdica:
Se precisar entrar em contato com os responsáveis por esses e outros sites brasileiros, visite o endereço www.registro.br e encontre os telefones.