Como falar em público
7 passos para atrair a atenção dos espectadores e dar o seu recado da melhor maneira possível
Dicas para você se dar bem ao falar em público
Foto: Getty Images
Falar em público pode ser normal e simples para alguns, mas é motivo de suor, nervoso e tremedeira para muitos. Confira algumas dicas e truques para se aprimorar ao apresentar um projeto ou preparar um discurso.
1. Modere no powerpoint
Deixe o mínimo de texto em cada slide. Você deve falar em público, e não ler um texto!
2. Conheça o seu público
Saiba quem é a sua plateia e o que ela espera de você. Além disso, dê espaço à interação.
3. Vídeo autocorretivo
Grave o seu discurso. Só assim você vai acabar com os cacoetes de linguagem, as pausas inoportunas e as manias repetitivas.
4. Frase de efeito
Comece o discurso com uma frase objetiva, que resuma o tema e conquiste o público.
5. Lei dos cinco minutos
Ninguém fica concentrado por muito tempo. Por isso, mude algo a cada cinco minutos: o volume da voz, o slide, a sua posição…
6. Ria de si mesma
Se cometer uma gafe, ria com o público e prossiga. Não peça desculpas, pois isso dá a impressão de insegurança e despreparo.
7. Livre-se do branco
Fuja dele com a frase: “o que eu queria dizer é…”. Esse artifício faz com que você reconte a história, o que ajuda a retomar o assunto.