Uma das grandes pesquisas do Google sobre cabelo é “corte curto pode para gordinha”. Veja isso não é só a demostração de um desejo da mulher gorda de botar a nuca no sol, é também um indicativo infeliz de que a mulher se sente tão presa às regras sociais que ela precisa pesquisar o que é “aceito” antes de realizar um desejo seu sobre seu próprio corpo, para depois, então, tentar moldar-se à um estereótipo que agrade a maioria. Um assassinato da sua própria personalidade, um crime gravíssimo na minha opinião.
Já nos meus canais de comunicação com as leitoras também sempre recebo dúvidas como: corte joãozinho para gorda, pode? E eu sempre respondo: por que não poderia? Normalmente o que segue é uma conversa sobre ser gorda e ter rosto redondo. Outro engano. Não é só porque você é gorda que você tem rosto redondo. Seu rosto pode até ter formas arredondadas por ter bochechas salientes e um pouco de gordura abaixo do maxilar, mas o formato do rosto não é determinado pelo seu IMC. O formato do rosto tem a ver com a relação de proporção de comprimento x largura e outros fatores como a linha do seu maxilar e a linha que divide a testa do cabelo – e é genético, não dá para comprar no mercado.
Veja mais uma vez que só o fato de você ser gorda não te reduz a absolutamente nada – a não ser ao fato de você também ter que comprar roupas plus size. Aí vem uma gorda famosa e corta o cabelo curtíssimo e abala o mundo com toda sua personalidade forte e autoestima. Aí falam: mas pra ela é fácil, ela é linda! Bom, a verdade é que ela é linda porque consegue enxergar em si a própria beleza e transparece isso. Ela não só a assume como faz questão de bancar sua própria personalidade.
A verdade é que quando a gente respeita nossos gostos não há nada que não combine, afinal, nossos desejos fazem parte do conjunto que nós somos. Mesmo que cause estranhamento a um ou a outro – o que é perfeitamente normal, já que não é possível agradar 100% das pessoas no mundo – o importante é que você se olhe no espelho e perceba sua personalidade exposta lá, se sinta inteira no modo como você se coloca diante do mundo e permita que as pessoas também vejam em você mais do que só a sua carcaça. Deu pra me entender?
Por isso, sempre que me perguntam qual é o melhor corte de cabelo para gordinha eu respondo: O QUE VOCÊ QUISER!