Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Este é o maior erro ao cuidar dos cabelos no verão, segundo hairstylist

Max Gonçalves, hairstylist do Fil Hair & Experience, compartilha dicas de cuidados no verão para cabelos lisos, crespos, brancos e grisalhos

Por Camila Pati
Atualizado em 12 mar 2021, 15h54 - Publicado em 24 fev 2021, 16h30
cabelos verão piscina
 (Dasha Petrenko / EyeEm/Getty Images)
Continua após publicidade

No verão, muitas mulheres se inspiram na estação com mais luz do sol para também iluminar os cabelos. Segundo Max Gonçalves, hairstylist do Fil Hair & Experience, a procura por procedimentos como a escova progressiva também é maior.

No entanto, ele faz um alerta: fazer esses procedimentos químicos logo na alta temporada é o maior erro que as mulheres costumam cometer com as madeixas no verão. “Os cabelos já se encontram fragilizados e serão expostos ao cloro e à água salgada do mar. A dica é fazer pelo menos 15 dias antes ou depois de curtir o verão”, diz.

O melhor que você pode fazer pelo seu cabelo durante esta época do ano é investir na hidratação e nutrição dos fios. É isso que vai, por exemplo, combater o frizz, que se agrava no verão.

“As altas temperaturas dilatam as cutículas dos fios e, com isso, uma grande perda de água e de nutrientes acontece. Como defesa, os cabelos tentam absorver o máximo de umidade possível do ambiente, resultando assim no frizz”.

Investir em um bom leave-in com proteção solar e fazer uso diário é indicado por Gonçalves. “Use antes de sair de casa, durante a exposição ao sol e depois de cada mergulho, porque isso cria uma película protetora nos fios. As cutículas ficarão seladas, mantendo a aparência alinhada por muito mais tempo”, explica.

Continua após a publicidade

Como cuidar dos cabelos crespos no verão?

Para cuidar dos cabelos crespos que sofrem com os temidos “nós de fada” causados pelos ventos fortes, o uso de condicionador, leave-in diluído com água ou óleo de coco nos cabelos antes de passar pelo shampoo é a principal dica do hairstylist.

“Isso evita a quebra, a perda da forma natural dos cabelos e o ressecamento extra típicos dos cabelos crespos. No verão, os cabelos são lavados quase diariamente e, para que a frequência das lavagens não seja tão agressiva aos fios, use um shampoo leve, de característica low poo”, diz. 

A principal dica para proteger os cabelos brancos e grisalhos

“Os cabelos brancos precisam de cuidados redobrados nesta época, e o uso de leave-in com protetor solar e UV é indispensável, não só nesta época do ano, como em qualquer outra”, diz ele.

O conselho de Gonçalves é para redobrar a hidratação e nutrição dos cabelos para reter o máximo de água e nutrientes dentro da fibra. Outra dica é evitar produtos que tenham cor para evitar o amarelamento dos grisalhos.

Continua após a publicidade

“Use uma vez por semana shampoo na cor violeta para mantê-los sempre branquinhos e prateados. O roxo é uma cor que combate o amarelado dos fios, mas em excesso pode tingir os fios, por isso uma vez por semana é mais indicado.

Usar filtro solar no cabelo é mesmo essencial?

“Sim! Ele forma um filme protetor, fazendo com que a perda de água e nutrientes sejam menores, além de proteger dos raios ultravioleta, que destroem as proteínas dos fios e também enfraquece  a queratina, deixando-os fracos e quebradiços.”

Existem várias opções no mercado, um para cada tipo de cabelo. Para os mais finos, use leave-in na sua forma mais líquida para não pesar o cabelo. Já para os médios e grossos, escolha um na sua forma mais densa, em creme, indica o hairstylist.

Leia também:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.