Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Brasileira gasta 35 minutos por dia cuidando do cabelo, diz pesquisa

Mulheres gastam em média 35 minutos diários apenas cuidando dos cabelos, diz nova pesquisa IBOPE

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 17 jan 2020, 13h47 - Publicado em 3 ago 2011, 21h00

72% das entrevistadas afirmam gostar de cuidar dos cabelos
Foto: Dreamstime

Em agosto de 2011 o IBOPE, em parceria com a Unilever, divulga pesquisa que comprova a estreita relação das brasileiras com o cabelo. O estudo “Brasileiras e os Cabelos” aponta, entre outros dados, que as mulheres gastam, em média, 35 minutos diários apenas cuidando dos fios.

A pesquisa foi feita com 400 mulheres das classes A, B e C – entre os dias 17 de junho e 6 de julho de 2011 – nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Ela mostra que o cabelo é parte essencial no ritual de beleza da brasileira: 37% das entrevistadas usam creme de pentear e de tratamento; 72% afirmam gostar de cuidar do cabelo; 74% acham que com o cabelo bonito se sentem confiantes; 86% acham interessante saber mais sobre benefícios de produtos para cuidar dos fios; e para 37% ir ao salão é uma necessidade.

Brasileira gasta 35 minutos por dia cuidando do cabelo, diz pesquisa

As transformações mais comuns são o alisamento e a coloração para tons de loiro
Foto:Dreamstime

Continua após a publicidade

Transformações

Fazer mudanças nas madeixas é outro fator que marca a beleza atual das brasileiras. Mais da metade das mulheres entrevistadas (58%) confessa estar com o cabelo diferente do natural. Dessa parcela, 49% buscaram cabelos mais lisos. E os alisamentos, como a escova progressiva, são feitos na maioria das vezes (93%) com cabeleireiros.

Transformações por coloração também são muito comuns, sendo que 86% das entrevistadas já tingiram os cabelos. Das que tingiram, 45% o fazem mensalmente, sendo o loiro o principal tom (74%).  

Brasileira gasta 35 minutos por dia cuidando do cabelo, diz pesquisa

Contra os danos causados pelas transformações, brasileiras apostam na hidratação
Foto: Dreamstime

Danos

Apesar de tantas mudanças as brasileiras têm consciência dos danos que elas podem vir a provocar nos cabelos. Das entrevistadas, 47% admitem que as transformações são as vilãs do cabelo saudável.

O ressecamento é a maior preocupação de quem faz coloração (45%), luzes (55%), relaxamento (36%) e alisamento (34%). Alisamentos químicos feitos em casa causam ainda mais preocupação para as mulheres que o fazem, sendo a queda de cabelo (63%) a principal delas. Para reparar os danos, as brasileiras recorrem, sobretudo, à hidratação (71%).

Sobre os danos por estação do ano, 88% concordam que os fios costumam ser menos saudáveis durante o verão devido ao cloro da piscina e maior exposição aos raios solares. Já no inverno, a água quente é considerada a pior inimiga do cabelo.

Continua após a publicidade
Publicidade