Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasileira gasta 35 minutos por dia cuidando do cabelo, diz pesquisa

Mulheres gastam em média 35 minutos diários apenas cuidando dos cabelos, diz nova pesquisa IBOPE

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 13h47 - Publicado em 3 ago 2011, 21h00

72% das entrevistadas afirmam gostar de cuidar dos cabelos
Foto: Dreamstime

Em agosto de 2011 o IBOPE, em parceria com a Unilever, divulga pesquisa que comprova a estreita relação das brasileiras com o cabelo. O estudo “Brasileiras e os Cabelos” aponta, entre outros dados, que as mulheres gastam, em média, 35 minutos diários apenas cuidando dos fios.

A pesquisa foi feita com 400 mulheres das classes A, B e C – entre os dias 17 de junho e 6 de julho de 2011 – nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Ela mostra que o cabelo é parte essencial no ritual de beleza da brasileira: 37% das entrevistadas usam creme de pentear e de tratamento; 72% afirmam gostar de cuidar do cabelo; 74% acham que com o cabelo bonito se sentem confiantes; 86% acham interessante saber mais sobre benefícios de produtos para cuidar dos fios; e para 37% ir ao salão é uma necessidade.

Continua após a publicidade
Brasileira gasta 35 minutos por dia cuidando do cabelo, diz pesquisa

As transformações mais comuns são o alisamento e a coloração para tons de loiro
Foto:Dreamstime

Transformações

Fazer mudanças nas madeixas é outro fator que marca a beleza atual das brasileiras. Mais da metade das mulheres entrevistadas (58%) confessa estar com o cabelo diferente do natural. Dessa parcela, 49% buscaram cabelos mais lisos. E os alisamentos, como a escova progressiva, são feitos na maioria das vezes (93%) com cabeleireiros.

Transformações por coloração também são muito comuns, sendo que 86% das entrevistadas já tingiram os cabelos. Das que tingiram, 45% o fazem mensalmente, sendo o loiro o principal tom (74%).  

Continua após a publicidade
Brasileira gasta 35 minutos por dia cuidando do cabelo, diz pesquisa

Contra os danos causados pelas transformações, brasileiras apostam na hidratação
Foto: Dreamstime

Danos

Apesar de tantas mudanças as brasileiras têm consciência dos danos que elas podem vir a provocar nos cabelos. Das entrevistadas, 47% admitem que as transformações são as vilãs do cabelo saudável.

O ressecamento é a maior preocupação de quem faz coloração (45%), luzes (55%), relaxamento (36%) e alisamento (34%). Alisamentos químicos feitos em casa causam ainda mais preocupação para as mulheres que o fazem, sendo a queda de cabelo (63%) a principal delas. Para reparar os danos, as brasileiras recorrem, sobretudo, à hidratação (71%).

Continua após a publicidade

Sobre os danos por estação do ano, 88% concordam que os fios costumam ser menos saudáveis durante o verão devido ao cloro da piscina e maior exposição aos raios solares. Já no inverno, a água quente é considerada a pior inimiga do cabelo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.