A franja ideal para cada estilo e personalidade
Chique, misteriosa, descolada ou sexy: descubra qual tipo de franja combina com cada um desses estilos e aprenda a dar o acabamento certo ao corte
Emma Watson usa o corte irregular, que evidenciam mais as sobrancelhas
Foto: Guetty Images
Usar franja é também uma questão de estilo. Se você é chique, misteriosa, descolada ou sexy; existe um corte ideal para você. Veja qual é ele e passe a tesoura nas madeixas.
Chique
Dê as caras
A ideia é que ela seja bem curta. Mas o comprimento exato depende da ousadia da dona: pode tanto ficar dois dedos acima da sobrancelha como chegar bem perto da raiz. Use a base da franja reta ou irregular, igual à da Emma Watson.
Acabamento fino
O importante é sempre fazer uma boa escova na franja. Borrife um protetor térmico antifrizz e modele os fios com o auxílio de uma escova redonda – quanto menor a circunferência, mais curvados eles ficam. Uma pomada ajuda a definir melhor as pontas das franjas de base irregular.
As franjas retas não devem ir além das têmporas. Inspire-se na da Zooey Deschanel!
Foto: Getty Images
Misteriosa
Caminho reto
Respeite os limites: a franja reta não deve ir além das têmporas, e seu comprimento ideal é entre a sobrancelha e os cílios. O truque para quem tem rosto redondo é deixar as laterais mais compridas. Elas criam uma moldura que afina o rosto.
Nem seca nem oleosa
Cuidar do franjão na testa não é tão fácil quanto parece! Se os fios estiverem ressecados, o ideal é pingar uma gotinha de silicone entre as mãos e passar nos cabelos para evitar o aspecto espigado. Já quem tem a testa oleosa deve levantar a franja e virar o jato do secador contra o caimento dos fios. Isso cria um volume na raiz e faz com que a franja fique afastada da testa, evitando a oleosidade.
Franjas descoladas permitem o uso de makes mais chamativos, como o usado por Emma Stone
Foto: Getty Images
Descolada
Sobe e desce
A franja desfiada tem alguns fios longos intercalados com outros mais curtos. Ela deve ficar na altura dos olhos tanto nos cabelos lisos quanto nos cacheados. A manutenção do corte é a mais fácil. Se cresceu, é só jogar de lado ou inverter os fios – deixar que os mais curtos virem os mais longos e cortar os que estão compridos.
Bagunça arrumada
É a única franja que não pede modelagem: quanto mais bagunçada, melhor! O ideal é secá-la sempre com o jato de ar apontado para baixo e depois passar a chapinha para não criar volume na raiz. Pegue uma pequena quantidade de pomada nas mãos e vá puxando mechas da franja. O produto cria textura e deixa os fios mais irregulares. Para finalizar dê uma borrifada de spray de brilho.
Para dar movimento á franja longa, como a de Rosie Huntington-Whiteley, enrole bobes no topo da cabeça
Foto: Getty Images
Sexy
Questão de altura
Esta franja é repartida ao meio e pode ter alturas variadas. As curtas são mais indicadas para testas largas e devem começar na altura das maçãs do rosto. Já as longas chegam até o queixo e ficam bem em testas médias ou pequenas. O cabelo repicado a partir da franja suaviza a aparência e dá mais movimento aos fios.
Movimente-se!
A franja longa pode pesar no visual se não tiver uma leve ondulação. Passe mousse nas mãos, espalhe pelo cabelo e seque com o auxílio da escova média para criar volume na raiz. Enrole a franja no babyliss e depois passe os dedos entre os fios para soltar os cachos. Assim a franja ganha movimento e naturalidade.