5 motivos para usar o xampu a seco

Aprenda outras funções do produto que vem colecionando fãs por tirar a aparência oleosa e higienizar o cabelo sem água

1. Matificar os fios

“Já usei esse recurso em um desfile da Gloria Coelho”, diz o cabeleireiro Sérgio G., do Studio W, em São Paulo. Para criar o efeito, ele sugere aplicar o xampu a seco da raiz para as pontas e usar chapinha depois. “O resultado são mechas alinhadas e com acabamento superopaco, mas sem o aspecto de que você abusou dos produtos matifcantes”, afrma.

2. Evitar o suor durante a escova

A gente começa pela nuca, mas, até escovar a franja, muitas vezes a parte de trás já está  suando. Para evitar o desconforto, espirre o xampu a seco na nuca e atrás das orelhas, áreas que transpiram mais, assim que terminar de alisar os fios dessas regiões. “O jato frio impedirá que o suor apareça tão rapidamente”, diz Sérgio.

3. Aumentar o volume na raiz

O truque é especialmente indicado para quem tem pouco cabelo ou fios fnos demais. Sérgio G. ensina: “Borrife o produto na raiz e vire a cabeça para baixo. Depois, usando o jato de ar frio do secador, vá soltando os fios da raiz com as mãos”. Atenção: na hora da aplicação, mantenha o produto a cerca de 30 centímetros de distância da cabeça para evitar que fiquem resíduos esbranquiçados do xampu.

4. Dar textura

A sugestão do cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo, é aplicar o xampu a seco antes e depois de escovar o cabelo, da raiz às pontas. “Ele cria textura e ainda forma uma espécie de capa no fio, deixando-o com aparência mais encorpada”, diz. Assim, fca mais fácil aderir ao estilo bagunçadinho, que é hit da temporada, desajeitando propositalmente as mechas com as mãos. Também vale espalhar o produto só nas pontas. “O efeito, nesse caso, é mais parecido com o de cera modeladora.”

5. Tirar o efeito engomado dos penteados

Sabe aquele cabelo muito arrumadinho e às vezes até endurecido de tanto spray fixador? A sugestão de Julio Crepaldi é disfarçar essa aparência borrifando o xampu a seco logo depois de fazer o penteado. “É só espirrar o produto e, com os dedos, puxar uns fiozinhos, para  desestruturar o look e eliminar o brilho excessivo”, afrma. A ideia é até assumir um pouco de frizz, o que resulta em um visual bem natural.