4 penteados para salvar seu cabelo quando ele estiver rebelde

Profissionais indicam truques fáceis para esconder frizz, oleosidade e até aquele volume indesejado

Nem sempre o nosso cabelo acorda do jeito que mais gostamos: o frizz aparece, a escova vai embora, a oleosidade começa a dar sinais de vida… Nestes momentos, alguns penteados são verdadeiros curingas, prontos para entrar em ação e garantir um look interessante para sair de casa. Inspire-se!

Para disfarçar a oleosidade: wet hair

Getty Images Getty Images

O cabelo com efeito molhado é supermoderno e vai da festa de casamento ao escritório. “Você pode fazê-lo com os fios repartidos de um lado só ou com toda a cabeleira para trás”, explica o cabeleireiro Rudi Werner, do Werner Coiffeur. Não importa o comprimento, a textura ou a cor de suas madeixas: versatilidade é a palavra deste penteado.

Como fazer em casa?
.Após a lavagem dos fios, desembarace-os com um pente de dentes largos e aplique uma boa quantidade de gel em toda a cabeça. Espalhe e vá penteando.
.Em seguida, puxe tudo para trás e deixe os fios bem atrás das orelhas.
.Aplique uma cera modeladora para garantir mechas molhadas por mais tempo. Levar um potinho na bolsa também é boa ideia.

Para disfarçar o frizz: trança lateral despojada

Getty Images Getty Images

Poucos jeitos de modelar os cabelos são tão charmosos quanto a trança lateral. Pelo ar naturalmente despojado, não exige que o cabelo esteja alinhado, ao contrário: quanto mais displicente, melhor! A cabeleireira Lela Athanásio, do Crystal Hair, indica até mesmo cachear com babyliss para bagunçar os fios antes de iniciar o processo.

Como fazer em casa? 
.Se precisar, comece enrolando as mechas da parte de cima da cabeça, com foco na raiz. Em seguida, aplique um pó texturizador. Se quiser pular esse passo, sem problemas!
.Depois, separe uma pequena porção no topo da cabeça, como se fosse fazer um meio rabo. A partir dela, comece a fazer uma trança lateral embutida, pegando sempre as mechas de fora. “Repare que não é para ficar uma trança muito certinha”, alerta a profissional.
.Por fim, basta usar um elástico de silicone para prender a extremidade.

Para disfarçar a escova que já amassou ou o babyliss que se desfez: meio coque

Getty Images Getty Images

Descontraído e rápido de fazer, o meio coque ganhou a simpatia das estilosas. Basta um elástico simples e o cabelo está pronto!  “Qualquer mulher pode ser adepta, basta escolher o estilo a ser seguido. Se quiser a linha ‘messy’, faça babyliss em todo o cabelo e use uma pomada na raiz. Em seguida, separe uma mecha gorda para puxar e fazer o ‘nó’, seja bem no alto da cabeça ou mais frouxo”, indica a hairstylist Sonia Nesi, do salão homônimo. Já para as clássicas, vale escovar bem os cabelos para conseguir um efeito polido.

Como fazer em casa?

.Desembarace os fios e separe um prendedor.
.”Para deixar o coque bem no topo da cabeça, jogue toda a cabeleira para baixo e puxe fazendo o nó”, ensina a cabeleireira.

Para driblar o volume indesejado: coque alto

Getty Images Getty Images

Quer elegância, vá de coque! Melhor ainda se ele camuflar os efeitos do travesseiro nos cabelos após uma longa noite de sono.

Como fazer em casa?

. Desembarace o cabelo e divida do lado de sua preferência. “Comece aplicando um spray de sal marinho para conseguir um efeito de praia”, indica Mario Silva, da Esmell Leblon.
.Penteie os fios com os dedos e jogue tudo para trás, fazendo um rabo de cavalo na altura das orelhas.
.Enrole a mexa ao redor do prendedor e fixe com grampos.
.Puxe a raiz com a ponta dos dedos para conquistar um visual mais natural.