15 dicas para manter o cabelo impecável!
Descubra algumas soluções bem práticas para manter os fios sempre bonitos e saudáveis
Para fazer o estilo “ondas naturais”
basta aplicar a técnica correta
Foto: Rogério Lacanna
Atire a primeira pedra a mulher que entende tudo sobre o assunto beleza. No capítulo dos cabelos, então, sempre brotam dúvidas de última hora. Por exemplo: qual o melhor horário para escovar a cabeleira? Produtos infantis são bons para adultos? Como corrigir as falhas de fios branquinhos no caso de um evento inesperado? Fazendo um estilo “ondas naturais”, por exemplo, basta aplicar a técnica correta para dar aos fios o tão esperado efeito “Gisele Bündchen”.
A seguir, desvendamos 15 segredos para você exibir um cabelo eternamente maravilhoso:
1. Como posso deixar o cabelo ondulado e natural?
Se tiver o cabelo crespo, faça uma escova antes. Depois que os fios estiverem lisos, pegue uma mecha, aplique um modelador, torça e enrole-a no baby-liss, da raiz para a ponta. Tire a mecha do aparelho e segure com os dedos por uns segundos, até esfriar. Só então desenrole. Faça em toda a cabeça.
2. É possível domar de vez os fios arrepiados no alto?Infelizmente, não. Mas dá muito bem para contornar o problema. O ideal é cortar um dedo dos fios todo mês (para eliminar o efeito de pontas duplas) e mantê-los sempre maleáveis fazendo hidratação a cada 15 dias (pode ser com receitas caseiras). E lembre-se: os produtos anti-frizz não acabam de vez com o problema, apenas o disfarçam.
3. Como frisar fios lisos?
Com tranças. Torça cada mecha, antes de trançá-la, para dar movimento. “E aplique leave-in antes”, diz Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo.
4. O que fazer na chuva?
Para chuva ou ventania, é bom carregar um lenço de seda, que protege a cabeça (especialmente depois de uma escova). Faixas também ajudam, se quiser um visual mais jovem e moderno. Outra opção é usar elásticos e presilhas. Se fizer um calor de rachar e o cabelo ficar suado e grudado na cabeça, faça um coque meio preso, meio solto, com cara de improvisado. Ou um rabo-de-cavalo bem alto. Vai remoçar vários anos.
5. E para durar o baby-liss?
Nesse caso, use um ativador de cachos. Nos fios lisos, ele dura um dia; nos ondulados e cacheados, o efeito pode permanecer por até três dias.
6. Dá para fazer cacheado mesmo sem baby-liss?
Sim, é possível. Com o cabelo bem lavado seco, torça todo o comprimento e prenda os fios como se fosse fazer um coque. Deixe os fios assim por algumas horas. Quando for sair de casa, é só soltá-los. As mechas ficam lindas, naturais e muito bem definidas”, orienta o cabeleireiro Celso Kamura, do C. Kamura, em São Paulo.
7. Há penteados rápidos e fáceis para festas?
Se você decidiu ir em algum evento de última hora, faça o seguinte: enrole alguns bobes em toda a cabeça, antes de entrar no banho. Detalhe: os bobes devem ser grandes. Assim, o vapor da água quente acaba ajudando naturalmente na modelagem depois, criando ondas supersensuais nos fios.
8. Como domar a franja do cabelo rebelde?
Basta ter dois minutos por dia (e paciência para secá-la com secador. Com os fios ainda úmidos, aplique ainda um pingo de redutor de volume, seque e finalize com pomada ou cera. O efeito fica ótimo.
9. E pra durar a escova?
Evite mexer muito no cabelo. Passar muito a mão ou pentear demais os fios, além de acabar com o efeito, provoca oleosidade. No banho, não prenda nem coloque touca plástica. Ela acaba com o efeito da escova. O ideal é envolver a cabeça em uma toalha para proteger do vapor. Após o banho, use um difusor e, para finalizar, faça meia dúzia de babyliss no topo da cabeça, só nas pontas, nos fios laterais, para dar uma levantada no visual e tirar aquela cara de amassado, por causa da toalha enrolada.
10. Dá para corrigir rápido a raiz branca?
Em casos de emergência, você pode disfarçar os branquinhos passando uma sombra da cor do cabelo bem em cima deles. Isso resolve o problema por algumas horas, apenas. Outra sugestão, se você tiver cabelo escuro, é passar o pincel com rímel da cor dos fios, bem nas partes onde a raiz está branca. E evite ficar passando a mão nos fios, para não borrar. É um ótimo quebra-galho.
11. Há horário melhor para escovar o cabelo?
Sim, o horário mais apropriado para a escovação é sempre antes de dormir, já que, logo em seguida você ficará na posição horizontal, o que favorece ainda mais a circulação sangüínea do couro cabeludo.
12. Rabo está na moda?
O rabo-de-cavalo continua em alta e vale para qualquer tipo de cabelo, até ondulados e cacheados. “Quanto mais alto, mais sensual”, diz Trindade.
13. Posso usar xampu infantil?
Não. Eles têm agentes químicos (para não irritar os olhos) desnecessários para o adulto e não são apropriados para o cabelo mais maduro e resistente.
14. Xampu com filtro solar é útil?
Não, porque como o xampu é sempre retirado no enxágüe, ele perde esse efeito. “Para proteger os fios do sol, recorra ao leave-in e outros finalizadores. Eles funcionam melhor porque permanecem nos fios”, explica Robson Trindade.
15. Prender sempre é prejudicial?
Depende. Quem tem cabelo fino deve evitar isso, porque enfraquece ainda mais os fios. Já quem tem cabelo forte pode prendê-los com freqüência. Se tiver cabelo liso, cuidado ao prender sempre do mesmo jeito, para não deixar os fios marcados.