5 marcas ecofriendly incríveis para você conhecer

Moda para você vestir sem peso na consciência

Qual o impacto do seu consumo no meio ambiente? É com essa pergunta que começo meu primeiro post no Tá na moda. Além de repórter de CLAUDIA, sou formada em Design de Moda e, durante os 4 anos de faculdade, estudei e aprendi tudo sobre moda, sustentabilidade e consumo consciente.

Veja o que está bombando nas redes sociais

Pensando nisso, separei 5 marcas de moda ecofriendly que pensam e se preocupam em tornar seus produtos e sua cadeia cada vez mais sustentáveis.

1. COMAS

Marca paulistana, a Comas (@comas_sp) produz roupas utilizando a técnica de upcycling, processo que renova o ciclo de vida de peças descartadas, transformando-as em novas produtos. As principais matérias primas são camisas masculinas antigas e jeans que seriam jogadas no lixo, assim, os modelos são únicos e exclusivos.

2. LINUS

Na Linus (@use.linus), as sandálias estilo birken são veganas (sem matéria prima de origem animal) e 100% recicláveis, feitas com PVC ecológico expandido. Disponíveis em várias cores, o modelo se adapta anatomicamente ao formato de pé. Confortável e com propósito.

3. ALUF

Estreante na 47º Edição do São Paulo Fashion Week, a marca Aluf (@aluf_____) foi fundada há apenas um ano pela estilista Ana Luisa Fernandes e já se destacou como uma grande novidade no evento. Unindo moda, arte e sustentabilidade de um jeito poético, propõe uma nova forma de consumo e trabalha exclusivamente com tecidos naturais e brasileiros.

4. PANTYS

Você sabe quantos absorventes descartáveis já usou durante a vida? A Pantys (@pantys) nasceu dessa dúvida e é uma das pioneiras no mercado de calcinhas menstruais. Elas são laváveis, reutilizáveis, higiênicas e tecnológicas, e seu uso diminui consideravelmente a produção de lixo. Além de calcinhas, a marca também tem em seu catálogo biquínis menstruais e acabou de lançar o primeiro sutiã de amamentação absorvente e lavável do mundo. Vale a pena experimentar!

5. OSKLEN

A Osklen (@osklen) já é veterana no mercado de moda sustentável, mas cada vez mais se destaca, inclusive internacionalmente, com sua posição sobre meio ambiente. Uma das suas principais coleções foi chamada de ASAP (As Sustainable As Possible, As Soon As Possible), em tradução “tão sustentável quanto possível, o quanto antes”. Dentre os materiais utilizados destacam-se o algodão orgânico e até o couro do peixe pirarucú, que ganha vida em bolsas.

 (@osklen/Instagram)

Leia também: O que será tendência na moda em 2020?

Alerta tendência: minibolsas são perfeitas para carregar o essencial

PODCAST – Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?