Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Querido Pet Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Querido Pet
Notícias sobre saúde animal, novidades do mercado pet e, claro, tudo o que nossos queridos pets aprontam por aí
Continua após publicidade

Cães podem comer chocolate?

Especialmente em época de Páscoa, é preciso cuidado ao deixar os doces ao alcance dos animais

Por Gabriela Teixeira (colaboradora)
15 abr 2019, 15h01

Quem é que nunca morreu de dó ao ver a cara de “pidão” de um cachorro de olho em alguma guloseima feita para humanos? E em épocas como a Páscoa, fica difícil a resistir a carinha deles querendo um pedaço de chocolate.

Mas e aí, pets podem comer chocolate?

Indo direto ao ponto, a resposta é não. Cachorros – e outros animais como gatos e coelhos, por exemplo – não devem, em nenhuma circunstância ingerir chocolate. Nem mesmo um pedacinho.

Tão apreciado por nós, o chocolate contém teobromina, uma substância vinda do cacau e altamente tóxica para os animais por não ser metabolizada e eliminada tão facilmente.

Podendo “permanecer até 17 horas no organismo do animal, [a teobromina] causa desde vômito e diarreia até febre, convulsão, coma e óbito”, como explica a médica-veterinária Maria Cristina Timponi, presidente da Comissão de Entidades Veterinárias Regionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Quanto mais cacau pior

Quanto maior o nível de cacau presente, ou seja, quanto mais escuro o chocolate, maior também é o nível de toxicidade. E o risco de intoxicação cresce caso o animal seja idoso, filhote ou de pequeno porte. “Para um animal de dois quilos, uma barra de 100 gramas de chocolate pode ser letal quando ingerida”, acrescenta Maria Cristina.

E não importa o tipo de chocolate. Médica-veterinária e fundadora do grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti aponta como alguns tutores optam pelo chocolate branco na tentativa de fugir da teobromina. A suposta alternativa, mesmo em poucas quantidades também pode levar à intoxicações. “Além disso, o chocolate branco possui alto índice de açúcar e gordura, ocasionando outros problemas”, alerta ela.

Continua após a publicidade

Em caso de acidente, o que fazer?

Em caso de consumo acidental, Caroline recomenda vigilância e atenção. “Se a quantidade ingerida for realmente muito pequena, compatível com o peso do pet, deve-se ficar atento a qualquer sintoma diferente, por exemplo: vômito, dor abdominal, desidratação, prostração… É importante ir imediatamente ao veterinário”, diz.

“Agora se a quantidade for considerável, principalmente em cães de pequeno porte, gatos, coelhos, furões – estes últimos são mais sensíveis e de fácil intoxicação – o tutor não deve aguardar a presença dos sintomas e procurar um serviço veterinário”, continua Caroline.

Segundo Maria Cristina, o tratamento nesses casos “se dá com muita hidratação, uso de protetor gastrointestinal, antitóxico e, quando a ingestão é recente, pode-se tentar a lavagem estomacal”.

Petiscos feitos para eles

Para quem deseja estender o clima pascoal aos pets, o mercado já oferece petiscos que simulam o chocolate. Com ausência de cacau em sua composição, esses alimentos simulam o cheiro e o sabor do chocolate e podem ser consumidos sem medo de risco tóxico.

Caroline apenas observa que, “como qualquer petisco, em quantidades e frequência errada oferece risco de obesidade e nível nutricional insatisfatório. Por isso, eles devem ser oferecidos com cautela, sem exageros e somente após autorização do médico veterinário”.

Continua após a publicidade

Leia também: Quais plantas os gatos não podem comer?

+ Cachorro com alergia à tosa; É possível?

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.