Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Querido Pet Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Querido Pet
Notícias sobre saúde animal, novidades do mercado pet e, claro, tudo o que nossos queridos pets aprontam por aí
Continua após publicidade

Quais plantas os gatos não podem comer?

É preciso atenção especial ao que é facilmente encontrado dentro de casa

Por Da Redação
11 abr 2019, 18h10

Quem tem ou já teve um gato como pet certamente sabe o quanto esses felinos são atraídos pelas plantas. Seja para desintoxicar o organismo ou apenas por prazer, não é raro que, vez ou outra, eles consumam algumas delas. É preciso, porém, cuidado ao deixá-los em contato com certas folhagens, pois muitas representam perigos à saúde dos bichanos.

Segundo a veterinária Luana Sartori, especialista da Nutrire, as ameaças estão mais próximas do que se pode imaginar. “A lista do que é tóxico é bem extensa, mas os principais itens são facilmente encontrados dentro de casa como sementes de maçã, que causam alterações na visão e na respiração”, diz. Há perigo também na uva, que pode desencadear crises renais agudas.

A lista de espécies danosas é extensa. Entre as que dão flores, estão a azaleia, espirradeira, lírio, jacinto e tulipa. Nas categorias de arbustos e trepadeiras, o cuidado deve estar, respectivamente, com o visco e a mamona, e a hera e a glicínia. Suculentas e ornamentais como a kalanchoe, babosa, comigo-ninguém-pode e espada-de-são-jorge também integram o grupo, junto com o eucalipto e a castelinha.

E são vários os problemas que essas plantas podem causar nos bichinhos. Seus efeitos podem causar doenças nos sistemas digestivo, cardíaco, respiratório e até dermatológico dos gatos. Caso afeta o sistema nervoso, pode colocar em risco a vida do animal.

Fotógrafo registra fotos hilárias de cachorros tentando pegar comida no ar

Continua após a publicidade

Os sintomas mais comuns em casos de intoxicação são prostração, vômito, desmaios, respiração fraca ou muito rápida e irritações na pele. Uma vez observada qualquer manifestação do tipo, “levar o animal imediatamente à clínica veterinária mais próxima é a principal [recomendação]. Também é necessário informar ao profissional o nome da planta para que os primeiros socorros sejam feitos corretamente”, informa a especialista.

Também não é indicado dar leite, água ou qualquer tipo de remédio caseiro, pois isso pode implicar em uma piora do estado de saúde do felino.

Luana explica que, independentemente do problema causado, é requerida atenção especial. “A grande questão é que as toxinas fazem com que o quadro se agrave muito rapidamente e o tempo de ação para socorrer o felino pode ser crucial nesse processo”, alerta.

O ideal, então, é se prevenir e evitar plantas em casa. “Sabemos que as folhagens deixam o jardim e os apartamentos mais bonitos, mas quando se tem gatos todo cuidado é pouco. A indicação é que os apaixonados pelos felinos optem pelas flores artificiais”, finaliza.

Continua após a publicidade

Leia também: Três dias após ser arrastada por chuva no Rio, cadela é encontrada

+ Cães podem farejar câncer em amostras de sangue, aponta estudo

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.