Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Os riscos de se banalizar a técnica de harmonização facial

São cada vez mais comuns os casos de pessoas que se queixam de ficar com o rosto “desfigurado” após o procedimento

Por Denise Steiner
Atualizado em 1 fev 2023, 10h03 - Publicado em 26 nov 2020, 16h00

A palavra harmonização ficou popular, vulgarizada e passou a traduzir modificações faciais que beiram a desfiguração. O uso de preenchedores faciais teve início nos anos 90. Os de ácido hialurônico preconizavam a correção de um sulco ou ruga através da deposição de volume na região tratada.

Com o passar do tempo, o ácido hialurônico também começou a ser usado para volumização, harmonização e reestruturação da face.

A palavra harmonização começou a ser usada para traduzir o procedimento de preenchimento para corrigir sulcos, rugas, falta de volume e falta de contorno facial e harmonia facial. Porém, começou a haver um exagero nestas correções. Os rostos foram se tornando desfigurados, apresentando aparência desequilibrada com bochechas, bocas e mandíbulas extremamente marcadas e sem naturalidade.

Além disso, a mídia tem demonstrado que vários famosos tratados para harmonizar a face não gostaram do resultado facial e se queixam de ficar com o rosto “desfigurado”, “exagerado” e não natural, que pode prejudicar a autoestima.

Continua após a publicidade

O procedimento de harmonização facial, que é um preenchimento com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, depende do conhecimento profundo da anatomia facial, assim como dos produtos utilizados para corrigir os defeitos da face. Ademais, é preciso conhecer o tratamento das complicações que podem acontecer como entupimento de vasos ou alergia aos produtos utilizados.

A harmonização facial, que é um procedimento de preenchimento facial, pode ser extremamente gratificante e ajudar a beleza e saúde da pele. No entanto, quando mal indicada, exagerada ou mesmo errada, pode prejudicar para sempre seu portador.

Escolher adequadamente o profissional, interagir e conhecer o planejamento do que vai ocorrer é extremamente importante para o melhor resultado facial.

Continua após a publicidade

A harmonização facial é um procedimento de preenchimento facial com o intuito de deixar a face mais equilibrada, saudável e bonita. A escolha do profissional e o bom entendimento entre este e o paciente é fundamental para um resultado saudável e bonito.

Estou com câncer de mama. E agora?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.