Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Vulnerabilidade

O movimento de se perceber frágil não é para principiantes

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 set 2020, 14h00

Palavra em moda. A americana Brené Brown popularizou o termo que dá permissão para o fracasso, demérito ou para tropeços inerentes à vida. Antes colocados embaixo do tapete, ressurgem fortinhos – sem vergonha de sua forma raquítica. Aproveitemos!

Aliás, eu mesma sou uma mulher madura que celebro, escancaro, gozo as minhas quedas. Claro que eu não gostaria de tê-las. Falar de êxitos salva a conta do analista. Agora, dura de marrédeci, sem grana para mergulhar em minhas neuroses, eu acabo usando o meu atitude50 como divã. Falo tanta merda. Vazam em mim muitas fraquezas. Sim, eu uso a minha veia bem humorada para ser anti-narcísica, parafraseando Caetano, meu Narciso tirou férias. Leoninos – eu e ele – sabemos o quanto custa remover o manto da majestade, mas ando sem autoestima desde que minha conta bancária virou mais devedora do que azulada.

Esse movimento de se perceber frágil é duro. Eu zombo, mas não é pra principiantes. Rumo aos 60 anos vejo tantos sonhos abandonados, tantas magoas presentes como um pijama incômodo. Mas sabe, quero zunir tudo isso longe. Com responsabilidade, mas sem tanta pressão. Estudo educação financeira (meu gargalo); faço meditação grátis com um indiano; retomei minhas caminhadas. E ouço os podcasts da Brené. Num deles, ela usa cita discurso do Roosevelt que eu reproduzo aqui: “Não é o crítico que importa, nem aquele que aponta o dedo quando o outro tropeça, nem aquele que diz o que o outro deveria ter agido de forma diferente. O mérito é do homem que está na arena com o rosto cheio de poeira, suor e sangue. Que se empenha, que erra. Uma, duas, três, quatro vezes. Aquele que no final, embora conheça o triunfo da vitória, pode até fracassar arriscando ser imperfeito”. Bonito, né? Palavras curam.

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.