Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Auto-perdão

Escrevi em papéis imaginários as minhas culpas, soquei o ar com desafetos reais, esmaguei meu ego contra tudo o que não deu certo na minha vida

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 abr 2019, 07h56 - Publicado em 10 abr 2019, 07h56
Nas livrarias, as prateleiras estão lotadas de livros de auto-ajuda. No YouTube, são tutoriais de vida. Coach é o novo preto e todos viraram -subitamente- doutores da alma.
No fim de semana conheci o evento Missão Fênix -uma jornada de conhecimento pessoal por meio da inteligência emocional. No começo achei tudo uma loucura. Mais de duas mil pessoas reunidas para um mergulho no ser com práticas de meditação, respiração, ginastica e repetições. Me senti numa espécie de praça soviética seguindo comandos de um líder. A maior parte dos pagantes era evangélica e, graças a essa renovação carismática, gritos de aleluias e améns ecoavam no salão de eventos da Barra da Tijuca.
Fiquei pasma com o que ouvi e vivi ali. Não era ruim. Era diferente. E escutei um pastor, uma ex-integrante de uma seita macabra, um coach, uma psicóloga especializada em hooponopono, ouvi cantos de louvores, depoimentos da plateia e testemunhos de novatos no local. Foi uma catarse de auto-perdão.
Escrevi em papéis imaginários as minhas culpas, soquei o ar com desafetos reais, esmaguei meu ego contra tudo o que não deu certo na minha vida. E vi mulheres maduras, muitas. Ao conversar com algumas, percebi que são chefe de lares, muitas avós e bisavós, mas com idade que distam da velhice.
São em sua maioria cinquentonas, sessentonas em busca de mais equilíbrio para lidar com esse mundo louco. E quer saber? No final das contas, eu já estava aos berros, com as mãos pra cima, agradecendo tudo de ruim que esbarrou meu caminho. Segundo o evento, só por meio da dor iria me transformar em alguém melhor. Será?
Leia também: Pé-de-meia: já está fazendo o seu?

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.