Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

O guia de cuidados para a pele oleosa ou com acne

Elas têm características específicas e merecem atenção. Sorte que o mercado oferece produtos de última geração, formulados com ativos de alta performance

Por Abril Branded Content - Atualizado em 16 jan 2020, 08h12 - Publicado em 5 out 2018, 16h11

Quem tem pele oleosa sofre com o excesso de brilho e poros dilatados. Lava o rosto pela manhã, aplica aquele make caprichado e, na hora do almoço, já percebe o aspecto gorduroso e pesado. Tudo isso porque as glândulas sebáceas de quem tem esse tipo de pele funcionam a todo vapor. E, além de deixar essa aparência engordurada, o sebo excessivo pode obstruir e inflamar os folículos pilosos, provocando as famosas e desagradáveis acnes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), contribuem para a oleosidade da pele a herança genética, questões hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. Some a esses fatores as altas temperaturas e a elevada umidade, típicas do clima no nosso país, e fica fácil entender por que a acne é o problema dermatológico mais comum entre os brasileiros, afetando 56,4% das pessoas, de acordo com a SBD.

Mas a boa notícia é que virar esse jogo é possível, sim! O primeiro passo é adotar uma rotina saudável, como, por exemplo, seguir uma alimentação equilibrada, evitar o estresse, o cigarro e o excesso de bebida alcoólica, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente. Afinal, esses hábitos melhoram o funcionamento de todo o organismo e têm consequências positivas no nosso maior órgão: a pele.

E, além da mudança no estilo de vida, vale optar por produtos desenvolvidos com alta tecnologia, com formulações sob medida para atender às necessidades específicas de cada tipo de pele, seja ela oleosa ou acneica. Confira o passo a passo para manter seu rosto limpinho, saudável e radiante!

Se você tem a pele oleosa, siga este ritual diariamente:

Passo 1: Limpar

Esta primeira etapa é fundamental para remover as impurezas e deve ser realizada duas vezes ao dia, tanto pela manhã quanto à noite. Mas não exagere na dose, pois lavar excessivamente o rosto pode provocar o efeito rebote, ou seja, o organismo entende que não está produzindo gordura suficiente e aumenta a produção. Opte por um sabonete específico para a pele oleosa, à base de ingredientes adstringentes que limpam e desobstruem os poros, mas preservam o equilíbrio natural. À noite, além de  lavar com sabonete, vale a pena lançar mão da água micelar para garantir a total remoção da maquiagem, da poluição e de outras impurezas acumuladas na pele durante o dia. E o mercado já oferece diversos produtos práticos, que dão aquela forcinha para você limpar o rosto rapidinho. A linha NEUTROGENA® PURIFIED SKIN®, por exemplo, lançou recentemente o Lenço Micelar 7 em 1, que, assim como a Água Micelar, possui uma formulação delicada e oil free, que respeita o pH da pele e reúne sete benefícios em um: limpa, demaquila, reduz a oleosidade, desobstrui os poros, purifica, refresca e suaviza. Agora o cansaço já não é mais desculpa para você cair na cama sem remover a maquiagem, né?

Neutrogena/Divulgação

Agora, para quem é mais beauty maníaca e não dá espaço para a preguiça na rotina de skincare, o NEUTROGENA® PURIFIED SKIN® Gel de Limpeza reduz a oleosidade e elimina as impurezas sem deixar a sensação de ressecamento.

Neutrogena/Divulgação

Passo 2: Hidratar

Engana-se quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação. Muito pelo contrário, essa etapa é fundamental para evitar que as glândulas sebáceas sejam estimuladas a produzir mais oleosidade para combater o ressecamento. Lembre-se que qualquer tipo de pele precisa ser hidratada para recuperar a vitalidade, o que muda é o tipo de produto a ser usado. Assim, quem tem esse tipo de pele deve optar por séruns, géis ou hidratantes livres de óleo na composição (oil free), que têm a textura leve e o toque seco. Absorvidos rapidamente, eles não obstruem os poros nem deixam a aparência pegajosa. É o caso do hidratante NEUTROGENA® HYDRO BOOST®, que, além da textura fresca e das versões com e sem FPS, tem ácido hialurônico para potencializar a hidratação.

Neutrogena/Divulgação

Passo 3: Proteger

Nunca é demais repetir: quem quer uma pele bonita e saudável tem que usar protetor solar todos os dias. Dê preferência aos que apresentam FPS 30 ou maior, capazes de proteger contra os raios UVA e UVB e prevenir o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão. E o mercado também conta com protetores solares faciais específicos para a pele oleosa. Eles têm textura leve e sequinha e são rapidamente absorvidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é aplicar o produto pela manhã e reaplicá-lo ao longo do dia, a cada duas horas se houver exposição solar prolongada.

Continua após a publicidade

Cuidados extras:

Para garantir a absorção dos ativos presentes nos hidratantes e evitar o acúmulo de resíduos na superfície da pele, vale a pena fazer uma esfoliação no rosto, de duas a três vezes por semana. O NEUTROGENA® PURIFIED SKIN® Esfoliante, por exemplo, desobstrui os poros sem causar danos à barreira cutânea.

Neutrogena/Divulgação

Se você tem a pele acneica, siga este ritual diariamente:

Passo 1: Limpar

O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia: de manhã, para remover a oleosidade acumulada enquanto dormimos, e à noite, para eliminar as impurezas que são absorvidas pela pele durante o dia que podem obstruir e inflamar os poros, provocando as espinhas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prevenção da acne começa justamente com a higienização adequada da pele, por meio do uso de sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para a derme acneica. Aqui, a dica é usar NEUTROGENA® ACNE PROOFING®, uma linha completa para limpar a pele e reduzir e tratar o problema da acne que conta com a junção de duas tecnologias exclusivas de NEUTROGENA® para promover uma limpeza profunda e saudável: CLEAR DEFEND, com 2% de ácido salicílico, ativo eficiente contra a acne, mas que mantém os nutrientes essenciais intactos, e BARRIERCARE®, com ingredientes que ajudam a minimizar a ruptura da barreira natural da pele e estimulam a construção de um escudo natural que previne novas crises de acne. A linha traz três aliados de peso no tratamento e prevenção da acne: o NEUTROGENA® ACNE PROOFING® Gel de Limpeza, que torna a pele mais resistente à acne, combate a bactéria causadora de espinhas e melhora a aparência de marcas deixadas por espinhas antigas.

Neutrogena/Divulgação

Para dar continuidade aos cuidados: NEUTROGENA® ACNE PROOFING® Tônico, indicado para uso pós-sabonete, que é livre de álcool e por isso não resseca a pele, diminui o tamanho dos poros e também combate as bactérias causadoras de espinhas, e o NEUTROGENA® ACNE PROOFING® Esfoliante, que conta com microesferas esfoliantes e ácido salicílico para remover, de duas a três vezes na semana, o excesso de sebo, além de desobstruir os poros e reduzir cravos e espinhas.

Neutrogena/Divulgação

Passo 2: Hidratar

Sempre vale reforçar: a pele acneica pode e deve ser bem hidratada. O cuidado fica por conta da escolha do hidratante, que deve ser leve e fluido, como séruns, géis ou livres de óleo na composição (oil free). Essas versões são facilmente absorvidas pela pele e não obstruem os poros. Opte por produtos que levem ativos como sílica, argila, zinco e cobre, que absorvem o óleo excessivo e garantem um toque sequinho.

Passo 3: Proteger

Tem gente que acredita que tomar sol sem proteção ajuda a “secar” as espinhas e melhora a pele. Se você também pensa dessa forma, cuidado! O que acontece, na realidade, é que a exposição ao sol sem protetor resseca a pele, provocando uma falsa e temporária sensação de melhora. Mas logo em seguida vem o efeito rebote: o organismo aumenta a produção de sebo para compensar o ressecamento, os poros ficam obstruídos e lá vêm mais acnes. E, além de piorar as espinhas, a exposição aos raios UVA e UVB, você já sabe, aumenta o risco do surgimento de manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. A saída? Escolher um protetor solar desenvolvido especificamente para a pele acneica, que contenha princípios ativos que ajudam tanto no processo secativo das espinhas quanto no controle da oleosidade durante todo o dia. Na hora da compra, evite os protetores com textura espessa e pesada, opte por produtos mais fluidos e leves, na versão gel, gel creme ou sérum, e que incluam no rótulo informações como: controle de brilho, oil free, toque seco, efeito mate – sem brilho.

 

Cuidados extras:

Assim como os hidratantes e protetores solares, os produtos de maquiagem também devem ser mais leves e fluidos, de preferência à base d’água e em pó, e aplicados com moderação. E sempre retire todo o make antes de dormir, já que a camada de base e corretivo sobre a pele forma uma barreira que obstrui os poros e pode provocar ou agravar o quadro de acne. Antes de cair na cama, então, siga um refrescante ritual de higienização, com os passos de lenço demaquilante, sabonete e tônico, para eliminar a sujeira e as bactérias. Sua pele merece esse cuidado, concorda? E, claro, não esqueça de consultar o dermatologista de sua confiança.

Continua após a publicidade
Publicidade