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Mas afinal, o que é o movimento da Beleza Emotiva?

Marcas de beleza encorajam discussões em torno dos problemas de saúde mental

Por WGSN Atualizado em 20 jan 2020, 08h31 - Publicado em 16 ago 2017, 17h09

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 1990, 416 milhões de pessoas sofreram de depressão em todo o mundo. Hoje, esse número aumentou para 615 milhões, com a depressão projetada para superar a obesidade como a principal epidemia de saúde do mundo. Mesmo assim, existe um estigma em torno de condições mentais, fazendo com que pessoas que sofrem com eles sintam-se julgados pela sociedade.

A indústria da beleza está lidando com a epidemia de depressão, em um movimento chamado de Beleza Emotiva, com produtos que têm a capacidade física de mudar emoções, alterando os níveis de serotonina do cérebro para impactar a dopamina. O Happiness Institute lançou uma série de batons coloridos, todos incluindo o que eles chamam de Complexo de Felicidade: uma combinação de kiwi, cacau e griffonia simplicifolia, uma planta africana comprovada para tratar distúrbios de humor. Esta fórmula aumenta os níveis de serotonina no organismo em 2.8 vezes em apenas meia hora.

Fragrâncias formuladas em colaboração com psicanalistas também estão tendo efeitos psicológicos poderosos, projetados para combater altos níveis de estresse e promover bem-estar. Valeur Absolue é uma marca de perfumes, que incluí um ingrediente inodoro que se comunica com o sistema nervoso para aliviar o estresse.

Além disso, marcas de beleza estão desempenhando um papel fundamental na conscientização da saúde mental usando o poder das mídias sociais para iniciar conversas ou para ajudar a espalhar a felicidade. Durante a Semana de Conscientização sobre Saúde Mental, em Maio deste ano, a Philosophy lançou uma campanha chamada “Como você realmente está?”, destacando o fato de que a maioria das conversas sobre como nos sentimos são rudimentares, falsas e curtas, e pretendendo criar uma conversa honesta, mostrando o impacto positivo de poder conversar com alguém. A marca está doando 100% dos seus ganhos com a venda da Amazing Grace Firming Body Lotion para organizações de saúde mental que apoiam a educação e tratamentos para a saúde mental das mulheres.

A campanha #ShareBeauty da Shiseido encoraja suas clientes a enviar palavras de bondade a alguém especial em sua vida, seja pelo Facebook da marca, ou enviando um pacote físico, pago pela Shiseido. Já a Benefit, criou uma nova ferramenta chamada Brow Translator, desenvolvida em colaboração com um analista de expressão facial, e é projetado para adivinhar o seu humor baseado na forma de suas sobrancelhas. Os resultados eram postados no Instagram, incentivando discussões sobre por que as pessoas estão se sentindo da maneira que sentem.

Assim, na medida em que marcas precisam cada vez mais se conectar-se com os consumidores, e que falamos cada vez mais de bem estar, marcas de beleza que encorajam discussões em torno de problemas de saúde mental irão se relacionar de forma mais profunda e real com seus clientes.

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