Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

9 maquiagens de Carnaval sem glitter, mas divertidas

Seja pelo meio ambiente ou por desgostar do processo de retirada das partículas de brilho, cada vez mais pessoas optam por makes sem glitter

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 28 fev 2024, 16h44 - Publicado em 4 fev 2024, 08h36

O make da folia é colorido, extravagante e divertido. Nele, não existem elementos obrigatórios ‒ a única regra é não se prender, nem mesmo ao glitter. Aliás, seja pela busca de uma relação mais saudável com o meio ambiente ou por desgostar daquele trabalho de tirar partícula por partícula de brilho após a festa, cada vez mais pessoas estão dando adeus ao brilho. Hoje, separamos inspirações de maquiagem de Carnaval sem glitter para você que não é fã do detalhe!

Como preparar a pele para o Carnaval?

A hidratação é o primeiro passo para uma maquiagem duradoura e bonita, e é ainda mais importante quando a pele é madura. “Com o passar dos anos, a pele tende a reter menos água e produzir menos óleo natural. O carnaval pede um cuidado redobrado, já que perdemos ainda mais água no verão por causa do calor”, segundo o beauty artist Lavoisier.

Nesse momento, a massagem facial pode ser uma grande aliada: “a partir dela, a pele recebe os produtos de maneira mais uniforme e evita o acúmulo”, explica Carol Zaia, expert de beleza da Sephora Brasil.

Maquiagem colorida para o carnaval
Olho brilhante e sem glitter é a opção de quem gosta da autenticidade (@malvina_isfan/Instagram)

Depois de hidratar o rosto, chega a vez da blindagem, um passo essencial para aumentar a durabilidade do make, segundo Emerson Damas, maquiador profissional.

Em seguida, o corretivo para esconder as imperfeições e a base para uniformizar o tom de pele, sem exagerar na quantidade de produto, aplicando pouco a pouco, em batidas leves, com uma esponjinha.

Suor, chuva e calor podem diminuir a duração da maquiagem, por isso a importância de adotar técnicas e produtos que elevem a capacidade da beauty. O profissional entrega as melhores opções, além da blindagem: “Passe o pó translúcido para definir sem pesar e, por fim, um spray fixador para garantir que a pele permaneça intacta durante toda a festa”.

Continua após a publicidade

“Faça camadas finas e sem acumular muito produto em regiões com tendência a craquelar, como os olhos”, indica Carol.

Maquiagem colorida para o carnaval
Brincar com os contornos da maquiagem é uma excelente maneira de fugir do mesmo de sempre (@ nikki_makeup/Instagram)

Como fazer um olho colorido sem glitter para o Carnaval?

A maquiagem de Carnaval com olhos coloridos é uma excelente opção para quem deseja ficar longe do glitter. A dificuldade do processo e as manchas que as sombras podem causar, porém, afastam muitas pessoas. Mas e se disséssemos que é mais fácil do que parece se livrar desses problemas?

“A chave para um olho colorido e sem manchas está na preparação”, diz Emerson. Aplicar um primer específico para a região ou algum corretivo é o primeiro passo. Eles vão garantir que a sombra assente na pálpebra e aumente a pigmentação.

Uma camada de pó solto abaixo dos olhos para, caso caia sombra, você conseguir varrer com o pincel, é outra recomendação. 

Maquiagem colorida para o carnaval
Roxo iluminado equilibra diversão e delicadeza (@malvina_isfan/Instagram)

“Use pincéis limpos e de qualidade para passar as sombras, esfumando suavemente para criar uma transição perfeita entre as cores. Além disso, a técnica de ‘batidinhas’ em vez de esfregar o pincel ajuda a depositar a cor sem espalhar demais. Se houver algum excesso, utilize um pincel limpo para remover suavemente”, acrescenta. 

Continua após a publicidade

Para Carol, outra opção é começar pelo olho. “Faça toda a preparação da pele, aí comece a maquiagem pelos olhos e, na hora de limpar a sombra que pode ter caído, use um pouquinho de hidratante. Não use demaquilante, porque ele pode interferir na aplicação da base e corretivo.”

Esses passos não são suficientes para garantir a durabilidade da sombra, mas Lavoisier tem a solução: “sugiro começar pelo primer de olhos e/ou um corretivo cremoso. Após a aplicação da sombra, finalize com bastante bruma fixadora”.

Delineados e máscara de cílios coloridos

Mais uma ideia para o Carnaval são os delineados coloridos, que podem ser feitos a partir de sobras líquidas ou de um material específico, como a caneta delineadora. O truque é colar uma fita na diagonal e desenhar seguindo a linha, preocupando-se em fazer um traço fino. 

Delineadores líquidos em cores ousadas podem criar looks dramáticos, enquanto adesivos de strass oferecem brilho sem o uso de glitter”, afirma a expert.

As máscaras de cílios coloridas também são uma ótima pedida, principalmente pela praticidade que garantem. Quem optar por elas, porém, deve estar atento à informação de ser ou não a prova d’água, para evitar os borrões ao longo da comemoração do carnaval.

Continua após a publicidade
Maquiagem com cílios coloridos simples para o carnaval
Cílios coloridos é excelente opção para quem busca praticidade e estilo (@shari.mua/Instagram)

Pele glow ou matte: qual é a melhor para o Carnaval?

A escolha entre um aspecto glow ou matte depende do estilo desejado. No entanto, para o Carnaval, Carol sugere o equilíbrio.

“Indico manter a pele com um acabamento matte para garantir a durabilidade, mas adicionando pontos de destaque com um iluminador sutil para um toque luminoso e festivo”, responde a dúvida.

Nos últimos tempos, o aspecto glow tem caído nas graças do público carnavalesco, e não por acaso. “Ele trabalha com o brilho, que é queridinho do carnaval, e é a pedida certa para peles maduras, devolvendo o viço, que é normalmente diminuído com a idade, e diminuindo as chances do pó acumular nas linhas finas”, sugere Lavoisier.

Como fazer a maquiagem de Carnaval durar?

“Seja para uma pele jovem ou madura, existe um trio perfeito para garantir a durabilidade da make, que é composto por hidratação, primer e bruma fixadora. A hidratação devolve a água e o viço à pele, o primer ajuda a preencher as linhas de expressão, evitando o acúmulo de produtos nelas, e a bruma fixadora fixa ainda mais a maquiagem”, indica o beauty artist.

Mais inspirações de maquiagem de Carnaval sem glitter

Maquiagem criativa para o carnaval
Maquiagem abstrata para o carnaval (@nikki_makeup/Instagram)
Maquiagem colorida para o carnaval
Maquiagem com olhos vibrantes (@malvina_isfan/Instagram)
Maquiagem colorida para o carnaval
Maquiagem com olhos coloridos é ótima para o Carnaval (@isamayabeauty/Instagram)
Maquiagem colorida para o carnaval
Maquiagem iluminada reina no Carnaval (@isamayaffrench/@ isamayabeauty/Instagram)
Maquiagem criativa para o carnaval
Carnaval permite o exercício da criatividades nos makes (@isamayabeauty/Instagram)

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.