Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Maquiagem dos anos 1980: olho, blush e boca vibrantes de volta!

A estética oitentista tem tudo para ganhar seu coração (mais uma vez); aprenda a usar

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 16 Maio 2024, 22h56 - Publicado em 5 fev 2024, 11h31

A maquiagem dos anos 1980 está de volta! Blush marcadíssimo, sombra esfumada e lábios vibrantes arrebataram os corações de celebridades décadas atrás e, agora, são destaques no universo da beleza novamente. Trouxemos tudo o que compõe a tendência para você se jogar sem medo!

A estética oitentista foi marcada por elementos ousados e vibrantes, hoje resgatados através de técnicas de maquiagem atuais. Elas permitem novos acabamentos aos modismos da década de 1980, colaborando para o blush maximalista nas têmporas, as sombras marcantes e o metalizado, por exemplo.

O que não pode faltar na maquiagem dos anos 1980?

“Olhos intensos, com cores vibrantes e metalizadas, sobrancelhas grossas, blush bem acentuado e lábios coloridos eram características marcantes nessa década. O brilho e o exagero também foram bastante utilizados, criando looks memoráveis e icônicos”, explica a maquiadora e influenciadora Letícia Gomes, conhecida pelas transformações nas redes sociais.

Maquiagem tendência dos anos 1980
Maquiagem dos anos 1980 tem cores contrastantes (@malvina_isfan/Instagram)

A pele da maquiagem dos anos 1980

Na década de 1980, a pele matte com pontos de iluminação saía na frente! Como nada é por acaso, a profissional explica o motivo: “Dava espaço para as cores vibrantes que estavam no restante do make”.

“Comece aplicando um primer para o acabamento dos produtos ficar uniforme. Em seguida, a base, que precisa de uma cobertura de média a alta para esconder imperfeições”, instrui ela. O corretivo pode ser usado nas olheiras e no centro da testa para devolver a iluminação.

Maquiagem tendência dos anos 1980
Sombra e blush se conectam no make dos anos 1980 (@isamayabeauty/Instagram)

Os olhos coloridos e esfumados dos anos 1980

“A sombra dos anos 1980 era impactante”, aponta Letícia. Com cores vibrantes e um esfumado que alcançava a pálpebra superior, o olho ganhava o maior destaque do make. À época, o colorido abaixo da linha d’água foi outro sucesso marcante 

“Comece aplicando uma sombra da cor de sua preferência na pálpebra móvel e esfume em direção ao côncavo. Use outros tons mais claros para suavizar as bordas, criando uma transição perfeita”, ensina a maquiadora, que alerta: “não fique com medo de ultrapassar a linha do côncavo.

Maquiagem tendência dos anos 1980
Maquiagem dos anos 1980 não limitava o blush às bochechas (@nikki_makeup/Instagram)

Segundo ela, a aplicação de sombra abaixo da linha d’água requer cuidado. “Sugiro usar um pincel de detalhes, menor e mais fino, para ganhar precisão. É bom escolher uma sombra de qualidade, preferencialmente resistente à água. Evite exagerar na quantidade de produto e aplique aos pouquinhos para facilitar o esfumado.” Se precisar, use um primer ou o próprio corretivo na área para garantir a aderência e fixação.

O blush dos anos 1980

Não há como esquecer o impacto do blush nos anos 1980. Ele concentra a cor nas têmporas, acima dos ossos das maçãs e chega até o começo da raiz do cabelo.

“Escolha um tom vibrante que complemente a cor do olho”, indica Leticia. “Aplique nas maçãs do rosto, subindo em direção às têmporas, juntando um pouco com a sombra esfumada. Evite espalhar demais para manter a pigmentação, que era o visual característico da década”, acrescenta.

Continua após a publicidade
Maquiagem tendência dos anos 1980
Estética oitentista aposta em sombras vibrantes (@malvina_isfan/Instagram)

Sobrancelhas grossas

Antes dos anos 1990 eleger a sobrancelha fina e desenhada como hit, as sobrancelhas mais desejadas eram grossas e para cima. Nos últimos anos, com a chegada do brow lamination, a tendência foi reincorporada. Agora, com a volta da beleza dos anos 1980, há mais um motivo para apostar na trend.

Maquiagem tendência dos anos 1980
Maquiagem dos anos 1980 volta a ser tendência (@isamayabeauty/Instagram)

Lábios vibrantes

A cartela de cores para batons ia de tons de rosa, roxo e vermelho, com muito espaço para bocas vibrantes e bastante coloridas. Apostar em alguma cor oposta a da sombra é uma indicação para ter a cara dos anos 1980.

Maquiagem tendência dos anos 1980
Extravagância é característica da maquiagem dos anos 1980 (@malvina_isfan/Instagram)

Muita máscara de cílios para o visual oitentista

Outra característica importante dessa estética foi a grande presença de cílios volumosos e destacados. “Finalize a região dos olhos com várias camadas de máscara para cílios para um olhar incrível”, diz a maquiadora.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.