Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pincéis de maquiagem: Vanessa Rozan faz um guia completo

Com dicas da maquiadora, agora você pode montar um kit com as ferramentas essenciais para sua maquiagem

Por Raíssa Basílio
Atualizado em 24 ago 2023, 12h15 - Publicado em 19 ago 2023, 06h41

Na hora de fazer um make, podemos até aplicar produtos com os dedos ou o dorso da mão, mas, como sabemos, essa não é a melhor opção para quem busca um acabamento primoroso. Quando a ideia é ter um resultado mais profissional, os pincéis de maquiagem são ferramentas essenciais, fornecendo auxílio e precisão em diferentes formatos e tamanhos. Mas na hora de comprar, quais são os tipos que valem a pena investir? E como usamos cada um? A beauty artist e colunista de CLAUDIA, Vanessa Rozan, nos ajudou nessa missão com um guia prático (com imagens) dos pincéis básicos aos mais avançados.

“A ponta dos dedos é uma forma excelente de aplicar maquiagem e as esponjas também, mas claro que as mãos e a esponja precisam estar bem limpas”, pontua Vanessa. As esponjinhas de make requerem um cuidado redobrado, pois clamam por uma limpeza frequente e é necessário secar muito bem antes de guardar. “Já os pincéis são ferramentas técnicas que te possibilitam conseguir efeitos que a ponta dos dedos não conseguem, principalmente quando falamos de traços gráficos, acabamentos precisos e regiões menores do rosto, como olhos e lábios, onde é preciso mais precisão.”

Pincéis de maquiagem que não podem faltar

Para uma pessoa básica, que está em busca de ferramentas para usar hora da maquiagem, Vanessa sugere um kit mais simples: um pincel de blush, que pode ser usado para pó também e ser multifuncional; e um redondinho de esfumar, que você pode ter um só e usar para sombra e corretivo, ou ter dois, e usá-los para essas diferentes funções. Segundo a maquiadora, esses dois tipos já são um adianto na vida.

Pincel para blush/pó e pincel redondo, para sombra ou corretivo.
Pincel para blush/pó e pincel redondo, para sombra ou corretivo. (Vanessa Rozan/Reprodução)

Para complementar, Vanessa indica também um pincel chato para aplicar sombra, um para base, líquida ou cremosa, e um chanfrado, para dar acabamento para a sobrancelha, delinear os olhos e contornar os lábios. “Esse seria um kit básico”, completa.

Um pincel chato para aplicar sombra e um para base, líquida ou cremosa, e um chanfrado, para sobrancelha, delineador ou lábios.
Um pincel chato para aplicar sombra e um para base, líquida ou cremosa, e um chanfrado, para sobrancelha, delineador ou lábios. (Vanessa Rozan/Reprodução)

Quer um kit avançado? Então vamos lá! Agora você vai precisar de: um pincel para esfumar sombra, um de blush/pó, um para passar corretivo, um de base, um para iluminador e contorno, um para aplicar sombra, um de sobrancelha, um chanfrado e um de boca.

Kit de pincel avançado e completo.
Kit de pincel avançado e completo, com (da esquerda para a direita), pincel de sombra, pincel de blush, pincel de esfumar, pincel de base, pincel chato (corretivo ou sombra), aplicador de máscara, pincel chanfrado e pincel de batom. (Vanessa Rozan/Reprodução)

“Esse é um kit bem completo que consegue te atender bem, se quiser, um pincel de delineador fininho também é legal”, completa Vanessa.

Continua após a publicidade
Pincel fino para delinear
Pincel fino para delinear (Vanessa Rozan/Reprodução)

Ainda em dúvidas de qual é qual? Calma, que na imagem abaixo temos um guia para os de base.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CLAUDIA (@claudiaonline)

E para destrinchar ainda mais, aqui um descritivo dos pincéis:

Pincel para Base: Este pincel possui cerdas densas e achatadas, sendo ideal para aplicar bases líquidas ou em creme. Ele oferece uma cobertura uniforme e pode ser usado para misturar a base na pele.

Pincel para Corretivo: Geralmente, é menor e mais firme, permitindo a aplicação precisa de corretivo em áreas específicas, como imperfeições ou olheiras.

Continua após a publicidade

Pincel para Pó: Grande e fofinho, usado para aplicar pó facial uniformemente no rosto.

Pincel de Blush: Geralmente menor que o pincel de pó, possui cerdas arredondadas. Você pode usar para aplicar blush ou pó.

Pincel de Contorno: Com cerdas angulares, é usado para aplicar contorno, definindo as características do rosto e esfumando.

Pincel de Iluminador: Uma versão menor do pincel de blush, é fofo e usado para aplicar iluminador nas áreas onde você deseja realçar no rosto.

Pincel de Esfumar: Com cerdas fofas e cônicas, é usado para esfumar sombras, criando transições suaves.

Continua após a publicidade

Pincel de Sombra: Há diferentes tipos de pincéis de sombra, incluindo aqueles para aplicação geral, para áreas menores e para detalhes precisos.

Pincel de Delineador: Com cerdas finas e firmes, ideal para aplicar delineador líquido ou em gel com precisão.

Pincel de Sobrancelha: Um pincel fino e angular usado para produtos de preenchimento de sobrancelha, ajudando a definir e moldar as sobrancelhas.

Pincel de Lábios: Com cerdas finas e compactas, permitindo uma aplicação precisa de batom ou gloss.

Pincéis de cerdas naturais ou sintéticas?

“Antes a gente tinha muita dificuldade em encontrar bons pincéis, porque eram de cerdas naturais e, portanto, caros, bem mais inacessíveis. Com o avanço da tecnologia, os pincéis sintéticos passaram a ter um sensorial muito similar aos de cerdas naturais, sendo bem mais acessíveis e você encontra em diferentes lugares, internet, perfumaria e etc”, conta a maquiadora. Então é isso, é possível achar produtos bons e que cabem no bolso.

Continua após a publicidade

Como higienizar os pincéis?

Vanessa Rozan indica usar sabonetes antibactericidas ou um xampu neutro de bebê para lavar os pincéis. “Eu uso o sabonete em barra, porque acho que não deixa o pincel ressecado”, conta. Outra boa opção é utilizar sprays higienizadores para manter os pincéis limpos no dia a dia, contanto que só você os use. “Os sprays são práticos, higienizam e limpam na hora, você pode deixar para lavar uma vez por mês“, explica.

Nunca deixe os pincéis de molho, lave manualmente e deixe sempre secar deitado. Não é preciso colocar força para lavar, repita o processo de 2 a 3 vezes, principalmente os de base. Não use máquina de lavar específica para pincéis e nem aqueles tapetinhos de secar. Eles ficam arrepiados com o tempo, já estraguei vários pincéis fazendo isso.”, recomenda ela. “Se você guarda seus pincéis no banheiro, deixe sempre em um potinho fechado, ou em uma gaveta, porque é um ambiente onde há proliferação de bactérias”, finaliza.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.