Condicionador: como escolher o mais indicado para os seus fios
Dar mais importância à aplicação do produto é o primeiro passo para exibir um cabelo bonito e saudável
Em meio a promissores óleos, CC cream capilar, primer, leave-in, ampolas e máscaras de variados efeitos, o condicionador vem perdendo a devida atenção embaixo do chuveiro. No entanto, o produto, básico e disponível nas mais diversas faixas de preço, é determinante para o aspecto dos fios. “Sua função primordial é fechar as cutículas do cabelo que foram abertas pelo xampu. Assim, ele recupera a maciez e o brilho e diminui o frizz”, explica o cosmetólogo Maurício Pupo, de Campinas (SP). Justamente por isso, é também um excelente protetor contra as agressões externas. Mas, para que o milagre aconteça, é preciso usar a versão certa para o seu cabelo, que varia de acordo com os procedimentos químicos realizados e com o tipo dos fios. “A opção errada pode deixá-los pesados e com excesso de oleosidade ou simplesmente não provocar o resultado desejado”, alerta a cabeleireira Cris Dios, do salão Laces and Hair, em São Paulo. Veja como escolher o seu:
Cabelo oleoso
Virgem: “Quanto mais fluidos os condicionadores, menos gordurosos e mais adequados a esse tipo de fio”, diz Pupo. Os melhores ativos são os naturais, mais leves, como aloe vera, alecrim e macadâmia.
Com alisamento: Suas mechas precisam de aminoácidos e proteínas capazes de reparar as cutículas danificadas. Manteigas não gordurosas, como a de karité, ajudam a repor lipídios e ceramidas, dois hidratantes naturais.
Com luzes ou coloração: “Mesmo os fios oleosos ficam mais secos e porosos nessas condições”, diz Cris Dios. Devolva a hidratação com aqueles que têm silicone, óleo mineral e antioxidante. De quebra, protegem a cor.
Raiz oleosa e pontas secas
Virgem: Use, somente nas pontas, condicionadores que hidratam e controlam o frizz. Proteínas da seda, gérmen de trigo, óleo de amêndoa e macadâmia vão ajudar nessa missão.
Com alisamento: “As perdas de proteína e de lubrificação deixam as pontas ainda mais secas, pedindo ativos como aminoácidos e queratinas em alta concentração”, diz a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni.
Com luzes ou coloração: “Como os fios estão sensibilizados, prefira produtos à base de silicones, que protegem e condicionam melhor, evitando quebras”, diz Pupo. Outra forte aliada é a queratina, que atua especialmente nas pontas danificadas.
Cabelo seco
Virgem: Como seus fios não têm química, produtos com alto poder de hidratação já dão conta do recado. Vá de condicionadores com óleos como de amêndoa e argan embutidos na fórmula.
Com alisamento: Os ativos alisantes são muito agressivos – ainda mais para os fios secos. A palavra de ordem, portanto, é reconstrução. Para isso, aposte em proteínas, aminoácidos e manteigas hidratantes.
Com luzes ou coloração: Esses procedimentos atuam na parte mais profunda do fio. Adote condicionadores superconcentrados, capazes de reconstruir a massa capilar. Bons ativos: proteínas, manteigas e pantenol.