Como cuidar do cabelo liso e dos enrolados

Aprenda dicas certeiras para deixar os dois tipos de cabelo lindos o ano todo

Cuidados com os lisos

 

Se quiser cachear o cabelo liso, use um pouco de musse de volume antes de secar os fios. Depois, parta para o babyliss.
Foto: Christian Parente

1. Escolha xampus e condicionadores com efeito liso prolongado – como possuem dose extra de proteínas, aminoácidos e silicones especiais, eles deixam o cabelo mais pesado (mas não oleoso) e com menos frizz.

2. Para fazer em casa uma escova igual à do salão, prefira um secador com íons, que seca rapidamente os fios e diminui o arrepiado. Use duas escovas redondas com diâmetros diferentes – a maior alisa e seca o comprimento; a menor modela e diminui o volume.

3. Paciência é a palavra-chave para alisar os fios. “O segredo é girar bem e ininterruptamente a escova. Mantenha o secador a quatro dedos dos fios e trabalhe mechas bem finas, uma por uma”, ensina o cabeleireiro Almiro Nunes, de São Bernardo do Campo (SP).

4. Antes de fazer escova e passar a chapinha, aplique nos cabelos úmidos um creme ou spray termoativado. Ele envolve os fios, protege do calor, da umidade e nutre a fibra capilar. Resultado: a escova dura bem mais.

5. Pontas duplas são inimigas do liso. Quanto mais reto estiver o fio, mais evidentes elas ficarão. Corte-as a cada dois meses e tire proveito dos silicones, que selam as pontas e dão brilho temporário (lavou, saiu).

6. Nunca use fios retos, chapados e escorridos como a Mortícia Adams. “O look envelhece. Um liso moderno tem que ser suavemente repicado. A franja pode ser curta, média ou abaixo do queixo, mas nunca na mesma altura dos fios laterais”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, de São Paulo.

7. As que já passaram dos 30 anos devem evitar tons muito escuros, como os castanhos fechados ou o preto. Vá de nuances mais claras – baunilha, mel ou caramelo.

8. Prender os lisos com elástico garante uma marca registrada. “Usados em demasia deixam más lembranças na memória dos fios. Prenda com moderação e não posicione óculos escuros no alto da cabeça feito tiara. Além de marcar, realça o cabelinho que está crescendo”, diz o cabeleireiro Viktor I, do VIMAX Art Hair Beauty, de Curitiba.
 

Cuidados com os cacheados

Lisos e cacheados: cuidados essenciais para os dois tipos de cabelo

Na hora de diminuir o comprimento do cabelo, opte pelo corte a seco.
Foto: Christian Parente

1. Por causa do formato em espiral, o fio crespo é mais seco do que o liso. Comece a hidratá-lo no banho com xampus e condicionadores específicos. Isso tem ação direta no brilho e no controle do volume.

2. Depois de lavar os cachos, não seque com toalha comum, porque pode arrepiar os fios. “Prefira as de papel ou microfibra”, diz o cabeleireiro Almiro Nunes. Posicione a toalha na ponta dos fios e comprima até a raiz, enxugando e formando os cachos.

3. Definir os cachos com babyliss é fácil. Mas, para conseguir o mesmo efeito no dia-a-dia, invista em um leave-in ou nos famosos cremes para pentear. Com silicone na fórmula, encapam e desembaraçam os fios.

4. Melecar o cabelo com muito produto não é garantia de cacho perfeito. “Controle a quantidade e espalhe o creme por igual nos fios úmidos. Para desembaraçar fios muito encaracolados, prefira uma escova grande e quadrada. Ondas suaves combinam com pente de madeira”, orienta Viktor I.

5. Depois de aplicar o produto, um movimento faz toda a diferença: “Jogue a cabeça para a frente e para trás para soltar os fios. Depois use um difusor, que seca sem armar e ainda ajuda a definir o encaracolado.”

6. O medo número 1 das cacheadas é cortar o cabelo, afinal, ele arma mais. O ideal é cortar a seco. “Crespos não devem ter formas arredondadas. É preciso alternar mechas curtas com compridas para amenizar o volume”, diz Petrus Brasil, do Rio de Janeiro.

7. Você dorme com o cabelo molhado e preso para realçar as ondas no dia seguinte? A umidade pode causar uma micose superficial, a piedra branca, que se instala no couro cabeludo. “Para tratar, é preciso raspar a área afetada”, diz Sandro Cassolari.

8. Ativador ou umidificador de cachos? O primeiro define sem deixar um aspecto molhado – é ideal para cabelos sem química. Já o segundo devolve a umidade e dá forma aos cachos quando não dá tempo de lavar.