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Clean Beauty: beleza com propósito, cuidado e saúde

O conceito de produção de cosméticos livres de qualquer toxina oferece alto desempenho e ainda tem responsabilidade social e ambiental

Por Abril Branded Content
Atualizado em 29 Maio 2024, 14h47 - Publicado em 30 set 2022, 16h59
Clean Beauty: beleza com propósito, cuidado e saúde
 (Direção de arte Papelaria Instagram e fotografa Mari Harder/Divulgação)
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Quem poderia imaginar que dentro do potinho de um produto de beleza que parece tão inocente pode haver uma gama de substâncias nocivas ao organismo? E as possibilidades são variadas. De derivados de plástico e de petróleo, metais pesados a disruptores endócrinos, ativos que alteram os níveis hormonais. Essas substâncias podem desencadear problemas que vão de alergia a infertilidade.

Estudos disponíveis na plataforma PubMed indicam que a pele absorve 80% daquilo que é colocado nela. Considerando a quantidade de produtos de beleza e de limpeza, poluição e as toxinas dos alimentos, é fácil concluir que a intoxicação da pele é algo real.

As amigas Patrícia Camargo e Luciana Navarro descobriram isso por razões diferentes. Patrícia era diretora jurídica de uma multinacional de cosméticos convencionais e podia acompanhar de perto o uso desses elementos e seus impactos na saúde. Luciana, por sua vez, estava prestes a iniciar um tratamento de quimioterapia e ficou surpresa ao ouvir de seu médico que deveria interromper imediatamente o uso de qualquer produto de beleza comum devido à presença de componentes tóxicos na sua formulação.

Essa consciência fez com que as duas se unissem e, em 2018, inaugurassem a CARE Natural Beauty, que se transformou na marca reconhecida como autoridade máxima no conceito de Clean Beauty no Brasil e é baseada em três pilares: alta performance, sustentabilidade e responsabilidade social.

“Anos e anos utilizando cosméticos da indústria convencional, repletos de toxinas, literalmente intoxicam a pele. Nosso corpo não consegue eliminá-las na mesma velocidade que colocamos mais e mais. Usar produtos com ativos que são livres dessas substâncias e que têm performance ainda superior aos produtos convencionais é uma ótima fonte de alimento para a pele”, indica Patrícia.

Clean Beauty: beleza com propósito, cuidado e saúde
(Arquivo interno CARE Natural Beauty/Divulgação)
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O QUE É BELEZA LIMPA

O conceito conhecido como Beleza Limpa, ou Clean Beauty, vai muito além da fórmula de um cosmético. Ele envolve uma cadeia de produção rastreada, que cause o mínimo de impacto ao meio ambiente e tenha genuíno cuidado com as embalagens para que sejam o mais sustentáveis possível.

Mas pode ser fácil se confundir diante de tantos nomes e substâncias desconhecidas por parte dos consumidores. Os rótulos que verdadeiramente são limpos são aqueles que não têm em sua composição derivados de plástico, petróleo, metais pesados, disruptores endócrinos e nem outras substâncias que sejam nocivas à saúde.

“Vale dizer que muitos dos nomes dos derivados de petróleo, plástico e metais pesados são tão diferentes que induzem o consumidor ao erro”, explica Luciana.

Aqui fica a dica de ouro: ao comprar cosméticos, observe se os nomes abaixo não estão presentes no rótulo.

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  • BHT, BHA, metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, etilparabeno, talco, benzophenona3, chumbo, cádmio, mineral oil, petroleum jelly, vaselina, parafina, isododecane, isohexadecane, retinyl palmitate e muitos outros, já que esse rol não é taxativo.

“Nossos produtos têm formulações 100% livres de toxinas, com alta concentração de ativos biotecnológicos, naturais e orgânicos e são submetidos a rigorosos testes de desempenho para garantir sua eficácia e comprovar que são uma ótima fonte de alimento para a pele”, conta Patrícia.

OS BENEFÍCIOS DA BELEZA LIMPA

O consumo de artigos clean pode trazer muitos benefícios para a saúde, para o desempenho do produto e também para o meio ambiente. Quando você tira as toxinas da sua pele (derivados de petróleo, plásticos, metais pesados), você se depara com a sua pele real e, ao usar produtos limpos, a pele entende que os ativos contidos nesses produtos têm a mesma estrutura molecular da pele. Isso se chama biocompatibilidade.

Alguns dos benefícios dessa interação produto-pele são:

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  • hidratação prolongada;
  • longevidade de uma pele saudável;
  • melhores efeitos dos ativos antioxidantes – quando a pele tem toxinas, cria-se uma espécie de barreira, parecida com um plástico filme. Sem as toxinas, esse dificultador deixa de existir e o produto pode penetrar de maneira mais profunda.

CUIDADO COM ANIMAIS E MEIO AMBIENTE

A CARE Natural Beauty tem o selo da maior organização de direitos dos animais do mundo, Peta, o que garante não haver testes em animais durante ou após o processo de produção, atestando, ainda, a ausência de ingredientes de origem animal em sua composição.

O meio ambiente também recebe atenção especial da empresa. Suas embalagens são predominantemente de papel, vidro e alumínio, e a CARE Natural Beauty conta com o selo eureciclo, que ajuda a diminuir os impactos na natureza por meio da compensação ambiental. Ela ainda promove o uso do refil em embalagens de alumínio, matéria-prima infinitamente reciclável e que não polui por não ter toxinas que costumam ir para o ralo junto com a água do banho, podendo chegar aos rios e oceanos após o tratamento de esgoto.

TRANSFORMANDO REALIDADES

A questão social também é uma preocupação das sócias. “Temos parceria com a ONG Orienta Vida, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de corte, costura e bordado. São elas que confeccionam os nécessaires encontrados no site da nossa marca, feitos com material vindo de descarte da indústria têxtil”, diz Luciana.

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RESULTADOS DA INOVAÇÃO

Os resultados obtidos até agora têm mostrado que as amigas e sócias estão no caminho certo. No ano da inauguração da companhia, a Sephora, mais importante cadeia global de varejo de beleza, colocou a CARE entre as 15 marcas mais inovadoras do mundo por meio do Sephora Accelerate, que levou a dupla para um programa completo de mentoria em São Francisco, nos Estados Unidos. Os números também não deixam dúvidas desse sucesso. Em 2020, durante a pandemia, a marca teve crescimento de mais de 370% em comparação com o ano de 2019. Em 2021, o cenário mais uma vez foi positivo, com um aumento sete vezes maior do que o de 2020, e caminha para repetir o progresso em 2022.

Os produtos estão à venda no e-commerce da marca: https://www.carenb.com/

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