Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A inspiradora história da mulher que resolveu assumir a barba

Por causa de um problema nos ovários, pelos grossos começaram a crescer no rosto de Harnaam Kaur. E ela resolveu que iria ter orgulho de sua barba.

Por Júlia Warken
Atualizado em 25 abr 2023, 12h54 - Publicado em 26 jul 2017, 19h20
 (Jeff Spicer/Getty Images/Slanapotam/ThinkStock)
Continua após publicidade

Há anos a história da britânica Harnaam Kaur vem inspirando pessoas ao redor do mundo. Ela tornou-se referência em autoaceitação, pois resolveu assumir sua barba sem medo.

Os pelos de Harnaam – não só no rosto, mas em todo o corpo – são tão volumosos que muita gente acha que ela é uma mulher trans ou um homem de batom e saia. “Ainda passo por situações em que vendedores me chamam de ‘senhor’ e as pessoas me olham de maneira estranha – eles veem minha barba primeiro e depois percebem que eu também tenho seios”, disse ela em entrevista ao Daily Mail.

Ironicamente, são os ovários de Harnaam que fazem com que ela tenha esse visual inusitado. O crescimento de seus pelos ocorre de maneira abundante por conta da síndrome do ovário policístico.

E o problema deu as caras já na puberdade. Aos 11 anos, Harnaam começava a viver o pesadelo de ser tratada como “a anormal” pelos colegas.

Continua após a publicidade

“Eles me chamavam de tudo o que você pode imaginar, me ameaçavam com facas e me furavam com canetas”, revelou ao The Guardian. Frente a isso, ela evitava ao máximo sair de casa e também se automutilava. “Eu queria punir o meu corpo por ser desse jeito. Eu queria machucá-lo”.

Harnaam diz que, durante anos, lutou fervorosamente contra os pelos. Mas as sessões de depilação, além de dolorosas, faziam com que os fios voltassem ainda mais fortes. “Eles cresciam novamente, com sede de vingança [risos]. Mais escuros, mais espessos e mais longos do que antes”, contou no documentário “Embrace”.

View this post on Instagram

A post shared by Harnaam Kaur (@harnaamkaur)

Continua após a publicidade

Segundo Harnaam, ela resolveu virar o jogo no dia em que havia tomado a decisão de suicidar-se. “Eu acho que as pessoas não percebem quanta força você precisa ter para acordar um belo dia e dizer ‘quer saber? Hoje eu vou colocar um fim na minha vida’. Você precisa de muita energia e, para mim, era só energia negativa”.

A partir daí, a moça passou por um intenso processo de autoaceitação – e ela resolveu que ia assumir seus pelos, sem se importar com o julgamento dos outros. Hoje, a britânica trabalha como life coach e se envolve em diversos projetos que visam questionar os padrões de beleza e acabar com o bullying nas escolas. Harnaam também é modelo e já participou de inúmeros desfiles, editoriais e campanhas publicitárias.

“Não há uma resposta definitiva a respeito do que é a beleza. A beleza é o que você faz dela. Todos somos diferentes e a gente precisa celebrar o fato de que somos diferentes. E isso, por si só, é a beleza. Ame seu corpo pelo que ele é, porque esse é o único corpo que você tem. Afinal, por que diabos você está reclamando de um corpo tão lindo?”.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.