Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

6 causas surpreendentes para as suas olheiras

As possíveis razões para as manchas sob os olhos vão muito além de não dormir o suficiente

Por Ana Carolina Castro - Atualizado em 10 abr 2018, 18h08 - Publicado em 12 abr 2016, 18h57

Quando as olheiras ficam mais evidentes, o cansaço logo é apontado como o principal culpado. Mas aquele aspecto escuro ao redor dos olhos não é causado exclusivamente por uma noite mal dormida: as temidas olheiras podem surgir por diversas razões.

A falta de descanso é, de fato, a principal causadora das manchas, mas, aliada a herança genética e falta de cuidados com a pele, ela pode potencializar as olheiras.

Conheça alguns vilões que podem estar escurecendo seu olhar.

1. Fator genético

Continua após a publicidade

É isso mesmo – seus pais podem ser os culpados por suas olheiras.  Algumas condições hereditárias favorecem o surgimento de olheiras em determinadas famílias. A boa notícia é que os problemas de pigmentação podem ser suavizados com lasers específicos, usados por dermatologistas.

2. Estrutura óssea

Surpreendentemente, as olheiras podem não estar relacionadas à sua pele – mas, sim, ao formato do seu rosto. Algumas pessoas têm calhas lacrimais profundas sob os olhos e o sombreamento pode causar o aparecimento de pontos mais escuros. A solução para este tipo de incômodo pode estar nos preenchimentos feitos por um profissional.

3. Veias azuis

Continua após a publicidade

Se a área dos seus olhos é particularmente mais azul do que o comum, suas olheiras podem ser causadas pela aparência de seus vasos sanguíneos. Algumas pessoas têm muitas veias azuis sob os olhos. Elas fazem a região parecer mais escura, parecendo olheiras, quando não são. Um bom corretivo, principalmente de tom alaranjado, é capaz de escondê-las e iluminar o olhar.

4. Você não está protegendo a sua pele do sol

A pele da pálpebra é a mais fina no corpo, de modo que os danos do sol mostram-se mais rapidamente nesta área. Eis mais um bom motivo para usar filtro solar.

5. Problemas de circulação

Continua após a publicidade

Outra possível causa para o surgimento dos círculos escuros é a má circulação sanguínea. Para combater as inflamações e obstruções nos vasos sanguíneos da região dos olhos é preciso procurar ajuda médica.

6. Alergias

Além dos problemas de circulação, alergias também podem levar ao surgimento de olheiras. Como a pele em nossa pálpebra e sob a área dos olhos é uma das mais sensíveis do corpo, a dilatação dos vasos sanguíneos pode deixar a região escurecida. Tratar a alergia é o primeiro passo para fazer as olheiras desaparecerem.

Publicidade