Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

100 anos de tranças: a história moderna do penteado que segue hit

O penteado é extremamente popular no universo feminino e é usado desde a Antiguidade

Por Raíssa Basílio
7 fev 2023, 06h53

África, Antigo Egito, Grécia Antiga, Idade Média e Hollywood fazem parte da história das tranças. Um dos primeiros possíveis registros históricos do penteado data de cerca de 20 mil anos antes de Cristo e foi encontrado nas estátuas de Vênus de Brassempouy e a de Willendorf, na Europa. O penteado foi evoluindo ao longo dos anos e ganhando novas representações (alô, Cleópatra!), além de se popularizar entre as mais diversas texturas e estilos de cabelos. E para você que gosta, um convite: vamos fazer um mergulho nos últimos 100 anos de tranças?

A trajetória das tranças é muito mais enraizada no continente africano, aproximadamente há 3.500 anos antes de Cristo. Por lá, elas eram utilizadas para identificar as tribos da região, assim como faixa etária, estado civil, religião e outros status sociais. 

Mas vamos deixar o passado distante para outro momento, abaixo temos as principais formas que as tranças foram utilizadas desde 1930 até hoje em dia, focando na imponência da cultura negra, através de nomes como Nina Simone, Alicia Keys, Rihanna e mais – em vídeo criado pela Glamour norte-americana. 

Continua após a publicidade

1930 e 1940: apliques de tranças e tranças utilitárias

100 anos de tranças
As tranças mais populares em 1930 e 1940. (Reprodução/Youtube)

Durante as décadas de 1930 e 1940, as tranças eram populares entre as mulheres que trabalhavam em fábricas. O penteado em seu formato de camponesa era prático e protegia os fios de prender em máquinas. Em Hollywood, Bette Davis era uma das atrizes conhecidas por desfilar os cabelos trançados.

1950: o coque trançado

coque trançado
Em 1950, coque com tranças era destaque. (Reprodução/Youtube)

Nos anos 1950, os coques trançados eram a escolha favorita de quem queria passar um ar de maturidade e elegância. A atriz Deborah Kerr foi uma das grandes responsáveis por popularizar o penteado. 

1960: tranças com fitas 

100 anos de tranças - 1960
As tranças em 1960! Qual a sua favorita? (Reprodução/Youtube)

As tranças ganharam fitas e laços, inspiradas nas culturas Maia e Asteca, que usavam esses adornos para identificar classes sociais e estado civil. Já entre os hippies, s tendência era usar pequenas tranças para ajeitar os cabelos.

Continua após a publicidade

1970: cornrows braids

100 anos de tranças - 1970 Cornrows braids
Cornrows braids fizeram sucesso no auge do movimento negro nos EUA. (Reprodução/Youtube)

As cantoras Nina Simone, Valerie Simpson e Roberta Flack usavam cornrows braids – tranças feitas bem rentes ao couro cabeludo – nos anos 1960 e 1970. Era um sinal de poder das mulheres negras, no auge dos movimentos revolucionários do Black Power, nos Estados Unidos.

1980: tranças com adornos

100 anos de tranças - 1970 beaded braids
Os adornos de tranças, conhecido como beaded braids, começaram a surgir em peso. (Reprodução/Youtube)

Com referências da África Ocidental, as tranças ganham adornos e um caimento diferente, usadas agora soltas e em todo o cabelo. Miçangas, pedrarias e outros acessórios são incrementados nas pontas dos fios.

1990: box braids

100 anos de tranças - 1990 beaded braids
Box braids, junto de acessórios com faixas e toucas do Hip Hop, eram as favoritas nos anos 1990. (Reprodução/Youtube)

Influenciadas pela cultura hip-hop, as tranças ficam ainda mais poderosas. Janet Jackson era um ícone com suas box braids, assim como a atriz e cantora Brady, que ficou muito famosa com a série Moesha e suas micro tranças. 

Continua após a publicidade

2000: Fulani braids

100 anos de tranças - 2000 fulani braids
Tranças Fulani começaram a fazer sucesso nos anos 2000. (Reprodução/Youtube)

Nos anos 2000, as Fulani Braids, ou tranças Fulani, são enraizadas nas laterais (acima das orelhas) e trançadas de trás para frente. Nos anos 2000, fizeram a cabeça de artistas como Rihanna, Alicia Keys e Solange. Com inspiração também na região ocidental da África, as tranças misturam texturas e podem ou não vir com adornos.

Continua após a publicidade

2010: trança espinha de peixe e Issa Rae

100 anos de tranças - 2000 fulani braids
Estas eram as tranças mais populares em 2010. (Reprodução/Youtube)

Enquanto Blake Lively desfilava a trança escama de peixe em premières, se tornando um hit visto até mesmo na Semana de Moda de Nova York de 2010, Issa Rae mostrava uma nova forma de estilizar o penteado nos cabelos naturalmente afro. Rae passou a usar os fios bem armados com trancinhas na raiz.

E então, quais décadas têm suas tranças favoritas?

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.