11 motivos para você desconfiar da ideia de friendzone
Não precisa se sentir culpada, talvez ela nem exista!
1. Friendzone é um termo ultrapassado
Ao pé da letra, podemos traduzir a expressão para “zona da amizade”. Ela é usada para descrever aquela situação em que uma pessoa é vista somente como um amigo pelo crush e provavelmente não vai conseguir nada além disso.
Embora o assunto ainda seja discutido atualmente, a primeira citação sobre friendzone na cultura pop foi em um episódio da série Friends de 1994 (!!!) em que Joey desencoraja Ross nas tentativas de ficar com Rachel, por causa da amizade dos dois.
2. Não significa que toda garota jamais vai querer ficar com um amigo
Reprodução / Friends
Joey estava tão errado sobre o relacionamento de Ross e Rachel, que os dois acabaram ficando juntos, certo?
3. Sua amizade não deveria ser vista como algo ruim
Desde quando querer ser amiga de um homem é um pesadelo tão grande? Você não está rejeitando, ignorando, nem fazendo nada traumatizante contra a pessoa!
4. Menos ainda a sua verdade
Faça seu amigo refletir: será que estar na friendzone é algo tão terrível, que ele ia preferir que você mentisse e ficasse com ele mesmo sem vontade? Não tem nada demais em falar a verdade sobre seus sentimentos.
5. O termo friendzone culpaliza as mulheres
Apesar da palavra poder ser usada de forma unissex, não é muito comum ouvi-la de mulheres. Foi isso que observou o ator Daniel Radcliffe nesta entrevista. “Você já viu alguma mulher reclamar que foi colocada na friendzone?”, ele perguntou para o repórter. E completou: “Isso é só uma maneira dos homens reclamarem: ‘Esta mulher não quer dormir comigo'”.
Ou seja, é um termo que relaciona a culpa diretamente às mulheres, quando na realidade não há uma relação comprovada com o sexo feminino. Afinal, um ‘fora’ também pode vir de um homem.
6. E é usado como desculpa para rejeição
A friendzone ficou tão relacionada a um ato cruel feminino que, quando um homem reclama sobre ela, já fica subentendido que isto aconteceu pois a rejeição vem de uma mulher, não porque ela tem o direito de dizer “não”.
7. Nem sempre a amizade de vocês é o motivo
Sim!
Como se o seu direito de escolha não fosse suficiente, é preciso considerar que nem sempre a amizade é o principal impencílio, especialmente se ele já for seu amigo. A personalidade ou o comportamento dele podem ser as razões que fazem você rejeitar o convite.
8. E quando a amizade for o motivo, é bom que os dois reflitam
É muito bom iniciar um relacionamento com uma pessoa que você já conhece, mas também é preciso ter muita maturidade para lidar com a pressão dos amigos em comum pra dar certo ou mesmo aquele climão caso não dê.
9. Você não é obrigada
Seja lá qual for o motivo, você não é obrigada a ficar com qualquer pessoa. Claro que você não quer magoar alguém que considera, mas seus sentimentos devem estar em primeiro lugar.
10. E também não deve nada a ele
Em Game Of Thrones, Ser Jorah Mormont se torna fiel escudeiro e conselheiro de Daenarys Targaryen. O personagem acabou virando um símbolo moderno da “friendzone”.
O discurso padrão de um cara que “sofre” de Friendzone costuma ser: “poxa, eu fui um cara tão legal, mas ela não quis ficar comigo”. Ainda mais se vocês acabam de se conhecer.
Agora é sua vez de refletir: se ele fosse esse cara tão legal e que vale a pena, seria assim com todo mundo e não somente por causa de segundas intenções. O rapaz não faz mais do que a obrigação dele ao tratar as mulheres bem.
11. E se a friendzone nem existe?
Lide com isso
Precisa colocar um nome e arranjar uma desculpa pra quando uma mulher prefere ser amiga de um homem? Ela só não quer ficar com ele… Acontece!