Perfume, Eau de Parfum ou Eau de Toilette: qual escolher?
Body Splash, Colônia, Eau de Toilette, Eau de Parfum, Parfum e Extrait de Parfum: perfumista explica como escolher o perfume perfeito para cada momento
Seja para o trabalho, fazer um passeio, ir à academia ou até mesmo para dormir, os perfumes estão presentes no dia a dia dos brasileiros. O que muitos não sabem é que existem diversas variações entre as fragrâncias, que se diferenciam pela concentração de óleos essenciais na fórmula e, consequentemente, pelo preço. São elas: Body Splash, Colônia, Eau de Toilette, Eau de Parfum, Parfum e Extrait de Parfum.
“É essa concentração que vai definir o quão intenso é o cheiro e quanto tempo ele permanece na pele antes de evaporar”, explica o perfumista Bruno Silva (@brunosilvaperfumes).
Ainda que a fixação também varie de acordo com cada tipo de pele e com as notas aromáticas de cada produto, o especialista destaca que entender essas categorias pode ser essencial na hora de escolher uma fragrância mais assertiva para cada período do dia e ocasião.
A seguir, confira tudo que você precisa saber antes de comprar um perfume novo.
Body Splash (Eau Fraîche)
Com uma concentração de, em média, 1% a 3% de óleos aromáticos, o body splash é a variação mais leve das fragrâncias, com curta fixação. “É ótimo para usar logo após o banho ou em dias muito quentes quando você quer só uma perfumação leve e refrescante”, afirma Bruno.
Colônia (Eau de Cologne)
A colônia é um pouco mais concentrada, atingindo cerca de 2% a 5% de óleos essenciais. Ainda é leve e refrescante, mas com um pouco mais de presença no ambiente do que o body splash.
O perfumista destaca ser ideal para ocasiões informais, trabalho ou situações em que você quer ser percebido, mas sem tanta intensidade.
Eau de Toilette (EDT)
Uma das categorias mais populares é o Eau de Toilette. “Com 5% a 15% de óleos essenciais, ele tem uma fragrância agradável e moderada, durando em média algumas horas na pele”, destaca.
Esse tipo é ótimo para o dia a dia, encontros casuais e ocasiões informais em que você quer uma presença olfativa equilibrada.
Eau de Parfum (EDP)
Com uma concentração maior, entre 15% e 20%, o EDP se destaca pelo tempo de duração e projeção mais consistentes. De acordo com o perfumista, essa variação tende a durar bem ao longo de um dia inteiro e ainda se encaixa perfeitamente em situações especiais à noite ou eventos onde você quer que a fragrância permaneça por mais tempo.
Parfum
Também chamado simplesmente de “perfume” em muitos rótulos, essa categoria geralmente tem 20% a 30% de concentração de óleos essenciais. “É mais intenso, mais rico em nuances olfativas e com fixação prolongada, perfeita para momentos em que você quer deixar uma impressão mais forte ou sofisticada”, diz Bruno.
Extrait de Parfum
“No topo da pirâmide está o extrait de parfum, que pode variar de 20% até cerca de 40% (ou mais) de óleos essenciais”, afirma o especialista. De acordo com Bruno, o Extrait de Parfum é a forma mais concentrada e luxuosa de fragrância comercial, quase como uma assinatura pessoal, feita para durar horas a fio com apenas uma ou duas borrifadas.
“Por causa da intensidade, normalmente se aplica com moderação, em pulseiras, pescoço ou pontos de calor, destaca”.
Os 6 melhores perfumes árabes femininos que conquistam por fixação e elegância
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





