Decoração de banheiros: 5 tendências que vão dominar 2026
Das cores aos acabamentos, intenção e propósito definem a decoração de banheiros modernos
Em 2026, o banheiro se consolida como um dos principais espaços da casa voltados à pausa, saúde mental e autocuidado. Mais do que um ambiente funcional, o cômodo passa a ser pensado como um verdadeiro refúgio em meio à correria do dia a dia, ganhando protagonismo nos momentos de desaceleração e bem-estar.
Essa mudança de olhar se reflete diretamente na decoração de banheiros, que aposta em novas cores, texturas e soluções capazes de unir estética, conforto e funcionalidade.
Para entender o que realmente vai dominar os projetos neste ano, ouvimos as arquitetas Giovana Bortoluci e Juliana Fabrizzi, que apontam as 5 principais tendências de decoração para banheiros em 2026. Confira a seguir:
1. Tons naturais e terrosos
Para 2026, cores que se aproximam de tons naturais e terrosos ganham protagonismo no banheiro. As cores marcantes também aparecem, mas no detalhe de objetos e paredes. “Verde sálvia, oliva, terracota, greige (fusão entre o cinza e o bege) e azuis serenos são escolhas certas para o ano”, afirma Giovana.
Para Juliana, os coloridos aparecem com critério e propósito: “Não é uma volta ao colorido exuberante, e sim ao uso intencional da cor — um verde mais fechado, um azul profundo ou um tom quente“, diz.
2. Equilíbrio entre o rústico e o industrial
Para criar um espaço aconchegante, todos os elementos do ambiente precisam estar em sintonia. Pedras naturais, como calcário e mármore trazem elegância atemporal, especialmente com veios aparentes orgânicos e acabamento menos polido. A madeira também continua em alta.
“O porcelanato continua presente, mas com aparência e matéria-prima cada vez mais natural, feitos com grãos de pedras naturais, cimento ou textura artesanal”, explica Fabrizzi. Metais escovados também ganham seu destaque, especialmente em acabamentos quentes, como grafite, bronze ou acetinado.
Para Giovana, a tendência é clara: “O banheiro não é nem totalmente rústico e nem totalmente industrial, o importante é o equilíbrio das partes”, afirma.
3. Texturas e acabamentos menos perfeccionistas e mais naturais
De acordo com as arquitetas, as superfícies excessivamente brilhantes e frias perdem espaço na decoração dos banheiros. Giovana explica: “Neste ano, tenho visto uma busca crescente por ambientes mais sensoriais, acolhedores e autênticos”.
“Para 2026, vale investir em acabamentos de pisos, bancadas e paredes com texturas, relevos sutis, superfícies escovadas ou levemente irregulares, trazendo mais conforto tátil e visual”, afirma a arquiteta Juliana.
4. O banheiro como um espaço de autocuidado
As arquitetas concordam: neste ano, os banheiros deixam de ser apenas funcionais e passam a oferecer uma experiência completa. “A luz deve ser pensada para acompanhar diferentes momentos do dia, com iluminação mais forte para o uso diário e opções mais suaves para relaxar.”, afirma Fabrizzi.
A acústica também começa a ser considerada: “Tenho observado o uso de materiais que diminuem o eco e o barulho”, completa.
4. Design inteligente
Para 2026, os projetos passam a prever lugares certos para tudo, priorizando a limpeza visual e liberando a bancada para elementos decorativos. “Design de armazenamento integrado à arquitetura, móveis modulares com compartimentos inteligentes, armários embutidos e prateleiras ocultas ganham protagonismo”, afirma Giovana.
De acordo com Juliana, a marcenaria ganha ainda mais destaque. “Espelheiras com compartimentos escondidos, módulos deslizantes e secadores já posicionados e conectados às suas respectivas tomadas, por exemplo, aparecem na decoração”, diz.
5. Banheiros cada vez mais tecnológicos e automatizados
Automações inteligentes estão cada vez mais presentes nos projetos, trazendo conforto, praticidade, a eficiência energética e uso consciente da água. “Espelhos com iluminação regulável e função anti-embaçante, chuveiros e torneiras digitais por controle de voz ou aplicativo, além de sistemas automatizados de luz e temperatura aparecem cada vez mais”, afirma Giovana.
Para Fabrizzi, soluções como aquecimento de piso, aquecedores de toalha, metais com melhor controle de vazão e sensores de presença também passam a integrar cada vez mais projetos.
Banheiros pequenos: 7 itens que transformam a decoração sem reforma
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







