Apê no edifício Copan, em São Paulo, com décor industrial
Com paredes de concreto a mostra e laje nervurada, o apartamento em um dos mais icônicos edifícios de Oscar Niemeyer foi reformado pelo Superlimão Studio
Este apartamento de 137 metros quadrados fica localizado no 11º andar do Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, em São Paulo (SP). O local foi reformado para evidenciar seu teto com nervuras e suas paredes de concreto.
O Superlimão Studio foi o responsável pela reforma. Inicialmente, os moradores pediram que o apartamento fosse transformado em um espaço em plano aberto, tipo loft, mas isso não foi possível por conta de duas paredes estruturais que percorrem todo o comprimento do espaço. Em vez disso, os arquitetos removeram uma série de paredes divisórias para criar três espaços longos que se conectam as janelas em cada extremidade, proporcionando luz natural em abundância e ventilação.
Os profissionais também fizeram grandes aberturas em cada uma das paredes estruturais, proporcionando vistas e rotas mais fáceis pelo apartamento. O concreto original das paredes foi revelado e o reboco do teto removido para que a laje nervurada ficasse aparente.
LEIA TAMBÉM: Apartamento em São Paulo com móveis vintage e clássicos do design
O piso de granito presente em toda a residência é o mesmo que o utilizado nas áreas comuns do edifício.
Cada um dos três espaços criados tem uma função diferente. Mais próximo à entrada, está a sala de TV. Uma cozinha integrada com sala de jantar e estar fica no centro e, no outro extremo, estão os quartos e banheiros.
Os brises de concreto que definem a fachada do edifício correm através das janelas da sala de televisão e do salão.
A cozinha, a sala de jantar e o quarto principal ocupam o outro lado do edifício, onde os blocos possuem perfurações e cobrem a maior parte das janelas, com exceção da parte superior, onde as janelas articuladas se abrem para permitir que a brisa atravesse.
LEIA TAMBÉM: Apê em São Paulo com área de estar integrada à varanda gourmet
A iluminação em tubos de aço galvanizado percorre o teto e as paredes. Esse é um dos vários acabamentos em estilo industrial do apê.
Mobiliário colorido como os armários da cozinha e da lavanderia quebram o cinza predominante do local.
Segundo os arquitetos do Superlimão, a linguagem industrial é reforçada nos interiores, com móveis de aço na cozinha e nas salas e uma mesa de centro feita de pallets.
Fonte: Dezeen