Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

Coca-Cola lança programa para impulsionar empreendedores da alimentação

"Coca-Cola dá um gás no seu negócio", em parceria com Sebrae e Abrasel, visa fortalecer negócios, com foco especial no empreendedorismo feminino

Por Naiara Taborda
Atualizado em 3 ago 2022, 11h26 - Publicado em 3 ago 2022, 11h24
chef Carmen Virgínia
A chef Carmen Virgínia, embaixadora do programa "Coca-Cola dá um gás no seu negócio".  (Aivan Moura/Divulgação)
Continua após publicidade

Na última terça-feira (2), a Coca-Cola realizou um evento para comemorar seus 80 anos no Brasil, e anunciar o lançamento do seu novo programa focado em pequenos empreendedores da área de alimentação. Com investimento de R$200 milhões e diversas frentes de atuação, o “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sebrae, tem como objetivo alavancar um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19 e pretende atingir mais de 300 mil famílias.

Através de uma plataforma online, pequenos empreendedores do varejo alimentício podem acessar conteúdos especialmente criados para aprimorar os negócios – que vão da precificação ao domínio das redes sociais e sistemas de entregas. “Entendemos a capacitação como um caminho sem volta, pois transforma a mentalidade de quem investe neste processo. Independente da motivação que impulsiona o empreendedor a abrir um negócio, buscar aprimoramento aumenta suas chances de sucesso. Ser movido apenas pela paixão ou pela experiência muitas vezes não é suficiente”, comenta o gerente adjunto de Competitividade do SEBRAE, Carlos Eduardo Pinto Santiago.

Todos os conteúdos foram criados com linguagem simples e focada em necessidades práticas – fáceis de compreender e aplicar. “Para isso só tinha um caminho: fazer juntos. Quando vimos o pequeno varejo sofrendo, entendemos que precisávamos de ajuda. Foi aí que trouxemos o Sebrae. Ainda assim, sentimos falta de adequar essa linguagem para algo que o empreendedor entenda no dia a dia dele, e foi aí que os embaixadores fizeram toda a diferença. Eles olharam o conteúdo que queríamos passar e deram uma adaptada, inclusive nas palavras, para que a pessoa não olhasse para a tela do conteúdo digital e desistisse”, explica Silmara Olívio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina. Os embaixadores do projeto são Carmem Virgínia, chef do premiado Altar Cozinha Ancestral e jurada dos reality shows Cozinheiros em Ação e FFF Brasil, João Batista, apresentador do reality Mestre do Sabor, e Katia Barbosa, criadora do icônico bolinho de feijoada.

Uma das grandes dificuldades da pandemia é exatamente o forte da embaixadora Carmen: com a alta dos preços, ela mostra em suas redes sociais que é possível comer bem e com saúde adequando o cardápio – um ensinamento que também está no programa. “O cozinheiro não é só um chef de cozinha, ele foi feito para matar a fome. A sua grande missão na vida é fazer comida para quem tem fome. Minha avó sempre dizia ‘se eu não como, eu não vou dar’. Existem alimentos que matam a fome, mas não alimentam. O que alimenta? Nutrientes. Qual a diferença entre um prato de sardinha e um de salsicha? A sardinha alimenta, e a salsicha, que é até mais cara, não. Eu posso dar o melhor e o mais barato, alimentar e não só matar a fome. Eu voltei à história do que a minha avó fazia na merenda para montar o cardápio. A minha profissão me deu técnica, mas ela me deu repertório. Quando eu ensino comida de qualidade com menos dinheiro, é pensando nessa mãe, nessa minha vó, que se vira nos 30″, recorda.

Foco nas mulheres

O programa da Coca-Cola ainda tem duas iniciativas focadas especialmente nas mulheres, tanto as que já são empreendedoras, como as que desejam empreender. O “Empreenda como uma mulher” realiza uma mentoria para desenvolver negócios liderados por elas, e o “Meu negócio é meu país”, em parceria com SOLAR Coca-Cola e a marca Kuat, visa fortalecer esse empreendedorismo através de uma plataforma voltada para comidas regionais.

Continua após a publicidade

“O programa é muito inclusivo e você não precisa ter teste, custo e nem nada disso. Você faz a inscrição, as aulas e as tarefas, e vai ganhando pontos a cada missão. Quem acumular um número ‘x’ de pontos vai para a segunda etapa, que é participar das oficinas, e, depois dessa, aquelas que se sobressaírem terão até um aporte financeiro e uma assessoria direcionada ao seu negócio. Existem mais seis Estados que vamos lançar, Salvador ainda tem vagas, e novos grupos sairão. Está nos surpreendendo o quanto esse programa está crescendo no boca a boca. Mulheres têm muito de querer ver o coletivo crescer, uma ajudando a outra, e isso foi uma grata surpresa. Nós aprendemos com o Sebrae que grande parte dos negócios de empreendedoras faturam menos que os liderados por homens, e se é uma mulher negra, menos ainda – então a questão de aprender sobre precificação é muito importante”, conta Silmara.

Quer participar? Clique aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.