Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Amazônia tem recorde de queimadas no mês agosto

O bioma registrou mais de 30 mil focos de queimadas

Por Raíssa Basílio
2 set 2022, 11h19

No mês passado, a Amazônia teve mais de 30 mil queimadas, precisamente 31.513. Este foi o maior número registrado para agosto desde 2010, quando a região teve 45.108 focos. Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na quinta-feira (1). 

O bioma bateu recorde no dia 22 de agosto, quando em apenas 24 horas registrou 3.358 focos de queimadas. Entre os locais mais afetados, o Pará segue em primeiro lugar com 11.364 focos, seguido do Amazonas, com 7.659, e Mato Grosso, com 5.156. 

O índice está em um nível tão alto que, de acordo com programa de monitoramento ambiental Copernicus, da União Europeia, esse cenário afetou drasticamente a qualidade do ar na América do Sul.

O G1 entrevistou uma especialista em políticas públicas para comentar sobre o assunto. “Os incêndios florestais na Amazônia estão batendo recordes neste ano em uma combinação de seca, explosão do desmatamento – impulsionada por um governo federal ecocida que vê a política ambiental como mero entrave a ser afastado – e uso inadequado do fogo associado ao próprio desmatamento”, afirma Suely Araújo, do Observatório do Clima.

Continua após a publicidade

É o quarto ano consecutivo, desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil, que a marca fica acima de 28 mil. O número também está acima da média histórica para agosto, que está em 26 mil (o cálculo do Inpe não considera os valores do ano corrente). Ao todo, a Amazônia soma 46.022 registros desde o começo de 2022, o mesmo período teve 39.424 focos de incêndio em 2021.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.